Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Projeto “Cine Jardim” promove gratuitamente bate-papo com os diretores de “Cidade de Deus: 10 Anos Depois” e exibição do documentário

Evento acontece no Jardim Suspenso do Valongo com direito a pipoca e churros de graça. Projeto também abriu inscrição para seleção de filmes com protagonismos diversos

Sob as estrelas do Jardim Suspenso do Valongo, o projeto “Cine Jardim” realizará 8 exibições de filmes que destacam protagonismos de pessoas negras, LGBTQIAAPN+ e PcDs. O projeto começou em maio e desde então acontecerá uma vez ao mês, sempre no terceiro sábado do mês, até o dia 21 de dezembro. A segunda exibição será realizada no sábado (15 de Junho), às 19h, do documentário “Cidade de Deus: 10 Anos Depois”, em seguida um bate-papo com os diretores Cavi Borges e Luciano Vidigal. A entrada é gratuita, basta adquirir o ingresso no Sympla. O evento também oferece churros e pipoca gratuitos para que a plateia saboreie um lanche enquanto assiste ao filme.

O projeto “Cine Jardim” também anunciou a abertura de inscrições para a seleção de novos filmes a serem exibidos em suas sessões mensais de cinema ao ar livre no Jardim Suspenso do Valongo. As quatro obras selecionadas receberão Janela de Libras e cachê de R$ 600,00 para participação em bate-papo com Dom Filó. As inscrições estão abertas desde o dia 3 de junho até o dia 28 de junho. Para participar, basta preencher o formulário. O resultado sai no dia 20 de julho.

Além disso, nesta quinta-feira (13), das 15h às 18h, no Casarão Cultural João de Alabá, será realizada gratuitamente uma oficina de audiovisual com Dom Filó, voltada para pessoas que já estão iniciando na área cinematográfica ou que já possuem experiência. A oficina de audiovisual terá vagas limitadas a 15 participantes. Dom Filó, cineasta, roteirista e produtor, é co-fundador da Cultne TV, o maior acervo audiovisual de cultura negra da América Latina, e compartilhará seus ensinamentos e trajetória de vida durante a oficina. Inscreva-se através do link.

A abertura de inscrições para a seleção de novos filmes é uma oportunidade imperdível para produtores e cineastas de todo o Brasil e do exterior, desde que naturalizados brasileiros. O idealizador do projeto Thiago Viana explica que o objetivo do Cine Jardim é ampliar o acesso ao cinema e promover a inclusão social através da arte. “Esses filmes devem destacar o protagonismo de mulheres negras, pessoas LGBTQIAPN+ e/ou PcDs, tanto como personagens principais quanto em posições de liderança como diretores e roteiristas. Este é um ponto a favor para quem deseja se inscrever”, destaca.

O diretor Dom Filó, responsável pela Cultne.TV — a primeira televisão brasileira 100% dedicada à cultura negra, feita majoritariamente por pessoas negras; uma plataforma gratuita que possui o maior acervo audiovisual de cultura negra da América Latina —, está à frente da curadoria do “Cine Jardim”, que surge como um projeto que além de proporcionar entretenimento, pretende ser um espaço de diálogo e reflexão sobre questões educativas, políticas e sociais. 

A segunda exibição do “Cine Jardim” será do documentário “Cidade de Deus: 10 Anos Depois”, que resgata os dez anos passados desde o lançamento do longa-metragem – que recebeu quatro indicações ao Oscar –, mostrando as transformações vividas pelos atores na última década após o filme. Deram entrevistas atores como Seu Jorge, Alice Braga, Leandro Firmino da Hora, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues, dentre outros. Ao término da exibição, será realizado um bate-papo com os diretores do documentário, Cavi Borges e Luciano Vidigal.

Thiago Viana, o idealizador por trás dessa iniciativa, compartilha sua visão. “As obras exibidas colocam o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas, estéticas e culturas, estimulando rodas de discussões e promovendo um ambiente de liberdade e respeito”, destaca.

Ao ocupar o Jardim do Valongo como local para as exibições, o projeto não apenas revitaliza culturalmente a área, mas também democratiza o acesso ao cinema. “O objetivo principal desta proposta é criar um circuito alternativo de cinema, exibindo filmes educativos, políticos, sem fins lucrativos que contribuem na formação de público, porque não só estimulam as pessoas a assistirem a obras audiovisuais, como também promovem rodas de discussões”, destaca Thiago.

Esse projeto faz parte da programação do Casarão Cultural João de Alabá, que promove atividades culturais, como oficinas, exposições e teatro, cinema, visitas guiadas e parcerias com outras instituições. O espaço fica aberto para visitação de terça a sábado das 10h às 18h e é gerido pelo Instituto Cena Portuária que atua na região há cerca de 10 anos.

SERVIÇO:

CINE JARDIM (OFICINA)

Horário: 15h até 18h

Vagas: 15

Local: Casarão Cultural João de Alabá

Endereço:Jardim Suspenso do Valongo (Rua Camerino, Sn)

CINE JARDIM (EXIBIÇÃO DE FILMES)

Datas: 18 de Maio a 21 de dezembro de 2024  (todo terceiro sábado de cada mês)

Local: Jardim Suspenso do Valongo

Endereço: Rua Camerino, Sn, Centro ( Em frente ao número 48)

Horários: Sempre às 19h 

Ingresso: Gratuito

Link para adquirir o ingresso: Sympla

Classificação: 16 anos