Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Projeto Favela Hope oferece 25 vagas gratuitas para curso de fotografia contemporânea

Participantes terão 40 horas de aulas práticas e teóricas com um dos mais conceituados fotógrafos do Rio de Janeiro: Raphael Pizzino

O Favela Hope, projeto da ONG Favela Mundo, está oferecendo 25 vagas no curso gratuito de fotografia contemporânea. Para participar basta ter mais de 15 anos. As inscrições começarão no dia 01 de junho e as aulas terão início em 17 de julho. No curso os alunos aprenderão técnicas de fotografia, e edição de imagens em câmeras profissionais e também em smartphones.

As aulas vão acontecer às segundas-feiras das 16h às 18h, durante cinco meses, de julho a dezembro. No total, os inscritos passarão por 40 horas de aulas práticas e teóricas, que serão ministradas por um dos mais conceituados fotógrafos do Rio de Janeiro: Raphael Pizzino, mestre em Artes Visuais e professor de fotografia da UFRJ.

Os encontros acontecerão de modo presencial, proporcionando um espaço aberto ao diálogo e a troca de conhecimento. Os alunos poderão contar com aulas expositivas intercaladas com exercícios práticos semanais, que terão acompanhamento coletivo nas aulas. Um trabalho de conclusão com tema livre resultará numa exposição ao fim do curso.

O curso de Fotografia Contemporânea Básica tem o objetivo de oferecer aos alunos uma imersão no mundo da fotografia, por meio do descobrimento do ato fotográfico como processo de formação da imagem e das principais técnicas que permitem o controle dos resultados, utilizando câmeras digitais ou smartphones. É um curso de iniciação voltado também para aqueles que, mesmo já atuantes, buscam um conhecimento prático e teórico do fazer fotográfico. Também serão abordadas questões básicas e primordiais da fotografia, além das abordagens conceituais que permitem, simultaneamente, fazer e pensar a imagem fotográfica.

Raphael Pizzino, fotógrafo e professor do curso, falou sobre a importância do curso para os participantes: “Minha principal expectativa é a de que as aulas sejam um importante contato dos jovens da comunidade com o mundo da fotografia, de forma que ela possa servir como uma ferramenta de desenvolvimento crítico de olhares sobre os seus mundos, fomentando manifestações artísticas que utilizem a visualidade como elemento central, além de servir como uma primeira formação para aqueles que almejam trabalhar com a fotografia ou pesquisá-la, tornando-a também uma ferramenta de geração de renda”.

O projeto Favela Hope é realizado pela ONG Favela Mundo e surgiu em 2013, em parceria com a Universidade Americana BYU, quando 100 jovens de Vargem Grande foram formados em língua inglesa.

13 ANOS DE SUCESSO DA FAVELA MUNDO

Trabalhando a mediação de conflitos através das artes e da cultura, a ONG Favela Mundo é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. O Favela Mundo também já representou o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.

Mais de 11 mil crianças e jovens já participaram do projeto que deu nome à entidade Favela Mundo, que realiza oficinas gratuitas de teatro, música e danças no contraturno escolar. Com um caráter itinerante, permanecendo um ano em cada comunidade. Além de oficinas de capacitação profissional para jovens e adultos, com cursos voltados ao carnaval.

SERVIÇO

O Favela Hope, projeto da ONG Favela Mundo, está oferecendo 25 vagas gratuitas em curso que visa capacitar jovens da Rocinha, na área de Fotografia Contemporânea.

Inscrições: a partir de 05 de junho.

Aulas: Iniciam em 17 de julho.

Local: Biblioteca Parque da Rocinha. Est. Da Gávea, 454.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias