Jornal DR1

Projeto Grael: navegando pelas ondas da transformação social

Fundado pelos irmãos Grael e Marcelo Ferreira, projeto dos ícones da vela brasileiras fazem a diferença na vida de mais de 17 mil jovens carentes

Em 1998, três ícones da vela brasileira, Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, uniram seus talentos e medalhas olímpicas para fundar o Projeto Grael. Essa organização não-governamental (ONG), posteriormente, em 2000, deu origem ao Instituto Rumo Náutico, uma entidade civil sem fins lucrativos dedicada a democratizar o acesso de jovens ao esporte da vela e, assim, impulsionar a transformação social.

Localizada em Jurujuba, a sede do projeto, adquirida em 2004, tornou-se o epicentro do desenvolvimento de programas essenciais. Anualmente, aproximadamente 700 jovens e crianças, com idades entre 9 e 29 anos, provenientes da rede pública de ensino, são beneficiados por iniciativas educacionais, focadas em vela, natação e canoagem.

À medida que os jovens atingem a maioridade, participam de oficinas náuticas que os introduzem a profissões relacionadas a embarcações, como Capotaria, Carpintaria e Mecânica Naval, proporcionando preparação profissional gratuita. A instituição também oferece uma biblioteca, aulas de Educação Ambiental, Inclusão Digital e até mesmo aulas de Marcenaria para crianças.

O principal objetivo do Projeto Grael é deselitizar os esportes náuticos, utilizando-os como instrumentos para construir cidadãos capacitados e engajados. Os valores fundamentais incluem igualdade, saúde, bem-estar, altruísmo, respeito às diferenças, ética, efetividade, cooperação e sustentabilidade.

A crença fundamental do projeto é que o esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano integral, atendendo crianças e jovens entre 9 e 29 anos. A natação é o primeiro passo, promovendo adaptação e segurança no mar, enquanto a vela e a canoagem estimulam o prazer pela atividade e desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e sociais.

O Programa Profissionalizante, destinado a jovens de 18 a 29 anos, busca contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, inserindo-os na cadeia produtiva de esporte e lazer. Mais de 4.200 jovens foram encaminhados para o mercado de trabalho por meio desse programa. Além disso, o Projeto Grael promove a conscientização ambiental, centrada na Baía de Guanabara, abordando temas como lixo flutuante, reciclagem e consumo consciente.

O Projeto Grael não apenas forma atletas, mas constrói cidadãos conscientes, capacitados e prontos para enfrentar os desafios da vida, enquanto navegamos juntos pelas águas da transformação social. Você pode se tornar um apoiador da ONG doando qualquer quantia por PIX através do CNPJ: 03.989.542/0001-27 ou pode ser “adotar” proeiro, onde ajuda donos de embarcações em eventos esportivos. Mais informações, no site oficial da ONG:

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24