Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Quais esportes podemos praticar ou devemos evitar na pandemia?

Coordenador de Educação Física do CEL, Bruno Senna diz que natação é uma das modalidades recomendáveis

Há pouco mais de um ano, o mundo todo se deparou diante de uma inimiga até então desconhecida: a Covid-19. Desde então, o novo normal trouxe protocolos até então impensáveis para a população ao redor do planeta. E para quem pratica atividade esportiva, existe alguma restrição, em tempos de pandemia?

O coordenador de Educação Física das quatro unidades do Colégio CEL Intercultural School, no Rio, Bruno Senna alerta para os cuidados que se deve ter ao praticar esportes nos tempos atuais:

 

Uso de máscara é aconselhável na prática de atividades físicas na pandemia. Crédito: Divulgação/CEL

A prática tem e deve ser realizada diariamente, se possível. Sempre com a supervisão de um profissional habilitado. Caso não haja a possibilidade de ter essa ajuda, indico as atividades leves e moderadas. Cuidados com a higiene (sempre lavar as mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel), uso de máscaras e uma alimentação saudável.
Senna acrescenta que devem ser praticadas, na pandemia, modalidades que envolvam o uso do corpo em sua totalidade, sempre com a precaução de evitar espaços cheios e aglomerações.

Corrida, natação e esportes com raquetes
Exemplos?

Corrida, natação e esportes com raquetes são indicados nesse momento. Sempre com a preocupação de utilizar espaços abertos.
O coordenador de Educação Física do CEL também alerta sobre quais práticas esportivas deve-se evitar nos tempos atuais. Os esportes coletivos devem ser evitados devido ao alto índice de contágio, até pelo fato de os participantes não estarem sendo testados regularmente. Os atletas de alto rendimento são testados semanalmente, o que não ocorre no nosso dia a dia.

E o uso de máscara durante o exercício físico, é aconselhável?

Sim. Vários estudos foram apresentados no ano passado, no qual foi comprovado que o uso de máscaras durante a prática de exercícios físicos não causa danos à saúde.

Qual tipo de máscara?

O ideal é usar as cirúrgicas ou de pano. Sempre lembrando que é importante o cuidado na hora de colocar e retirar. E, se a máscara ficar úmida, recomenda-se trocá-las imediatamente.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias