Jornal DR1

Saúde Bucal: Câncer de Boca

É um tipo de tumor que pode surgir em qualquer estrutura da boca, como lábios, língua, bochechas, palato, gengiva ou orofaringe, levando ao surgimento de sintomas como aparecimento de feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, caroços na boca ou ínguas no pescoço que não desaparecem. Os primeiros sintomas de câncer de boca são: Feridas ou aftas que não cicatrizam em 15 dias; Caroços na boca que não desaparecem; Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta; pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar; Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta; mau hálito persistente.

Caso os sintomas durem mais de 2 semanas, é recomendado consultar um clínico geral ou um dentista para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, sejam indicados exames necessários para fazer o diagnóstico. Muitas vezes, os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa e, pelo fato de não haver dor, a pessoa pode demorar para buscar tratamento, sendo a doença diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios mais avançados. Como confirmar o diagnóstico.

O Dentista ou Medico irá pedir uma biópsia para identificar se existem células cancerígenas. Caso sejam identificadas células tumorais, o especialista pode ainda pedir uma tomografia computadorizada para avaliar o grau de desenvolvimento da doença e identificar se existem outros locais afetados, além da boca. Pois o câncer de boca é causado por mutação nas células de qualquer parte da estrutura da boca que passam a se multiplicar de forma descontrolada.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de boca, como: Hábito de fumar; mascar tabaco; Infecção pelo vírus HPV; Consumo frequente de bebidas alcoólicas; má higiene bucal; Histórico familiar de câncer de boca; Trauma crônico na boca; além disso, alimentação pobre em vitaminas e minerais, assim como a exposição prolongada ao sol também podem favorecer o aparecimento de câncer de boca.

O tratamento do câncer de boca deve ser orientado por um oncologista e pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia alvo ou imunoterapia, dependendo da localização do tumor, gravidade da doença. Para prevenir o câncer de boca é recomendado evitar todos os fatores de risco, e ter bons hábitos de higiene oral. Para isso é necessário: Escovar e passar fio dental nos dentes após as refeições; Comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais, evitando comer  alimentos processados diariamente; Usar camisinha em todas as relações sexuais, até mesmo no sexo oral, para evitar a contaminação com o HPV; Não fumar e não ficar muito exposto à fumaça do cigarro; Evitar consumir bebidas alcoólicas de forma excessiva ou constante; Usar batom ou bálsamo labial com fator de proteção solar, principalmente se trabalhar exposto ao sol.

Além disso, é recomendado tratar precocemente qualquer alteração nos dentes, e seguir todas as orientações do dentista.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded