A celulite facial é uma infecção bacteriana nas células de gordura do rosto, que pode surgir nos olhos, queixo, nariz ou lábios, causando sintomas como vermelhidão, inchaço, calor e dor no local, febre e mal-estar. A celulite facial é um tipo de celulite infecciosa que pode surgir em adultos e crianças, podendo ser provocada por bactérias como Staphylococcus aureus e Streptococcus A, que podem entrar na pele através de feridas, queimaduras ou picada de insetos, por exemplo.
Na presença de sintomas indicativos de celulite facial, é importante ir ao pronto-socorro para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento rapidamente. Os principais sintomas da celulite facial são: Manchas vermelhas nos olhos, queixo (mento), nariz, pescoço ou lábios; Inchaço, calor e dor intensa no local; Bolhas ou feridas contendo líquido transparente ou amarelo; febre e calafrios; Mal-estar; Ínguas perto do local afetado.
A celulite facial pode evoluir para um quadro mais grave, provocando abscesso cerebral, meningite, trombose do seio cavernoso, mediastinite, podendo causar sepse e colocando a vida da pessoa em risco. A celulite facial deve ser muito valorizada, devido ao seu potencial de complicação. No acometimento da face, podemos ter um quadro de celulite pré-septal ou celulite orbitária, que devem ser prontamente diferenciadas, pois esta última pode comprometer a visão e ameaçar a vida do paciente.
Na celulite orbitária, o processo infeccioso ultrapassa o septo orbitário, gerando uma infecção grave que cursa com: dor ocular; febre; diminuição da acuidade visual e visão dupla. A dor característicamente piora à movimentação, devido ao acometimento da musculatura ocular extrínseca. É uma condição frequentemente encontrada em crianças, apesar de poder ocorrer em qualquer idade.
O que fazer diante dessas situações? O certo a se fazer é: internar o paciente para iniciar o tratamento antibiótico endovenoso; solicitar uma avaliação otorrinolaringológica; consultar o oftalmologista para identificação de complicações.
A celulite facial é contagiosa? A celulite facial geralmente não é contagiosa em pessoas saudáveis. Mas, se uma pessoa com uma ferida ou doença de pele, como eczema ou psoríase, por exemplo, entrar em contato direto com a região do corpo de uma pessoa com celulite, a bactéria pode entrar na pele e causar a celulite infecciosa.
Como prevenir a celulite facial: Evitar cortes, arranhões e outras lesões na pele do rosto; limpar bem e cuidar de possíveis feridas; em casos de feridas, evitar usar piscina, banheira, lago, rio e mar; lavar as mãos com frequência e cortar e limpar as unhas regularmente; manter o peso corporal saudável; tratar bem as doenças de pele, como eczema e psoríase.
A celulite facial merece destaque especial devido ao seu potencial de complicação, em caso de dúvidas procure atendimento médico o mais rápido possível, para melhores esclarecimentos.