Jornal DR1

Saúde Bucal: Como prevenir o câncer de boca e orofaringe

Foto: Reprodução/Internet

A Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada. Nem todos os casos de câncer de boca e orofaringe podem ser evitados, mas o risco de desenvolver este câncer pode ser reduzido, evitando-se determinados fatores de risco. Evitar o fumo e o álcool. O tabagismo e o alcoolismo estão entre os fatores de risco mais importantes para esse tipo de câncer. Nunca ter fumado é a melhor maneira de limitar o risco de contrair a doença. Parar de fumar reduz significativamente o risco de desenvolver esse tipo de câncer, mesmo após muitos anos de consumo. O mesmo vale para o álcool, portanto deve-se evitar o consumo dessas substâncias.  

Evitar a infecção pelo HPV, o risco de infecção por HPV da boca e da garganta aumenta em pessoas que praticam sexo oral e têm múltiplos parceiros, essas infecções são mais frequentes em tabagistas e podem ser provocadas por danos do fumo no sistema imunológico ou nas células que revestem a cavidade oral. Embora a infecção por HPV esteja ligada ao câncer de orofaringe, a maioria das pessoas não desenvolve esse tipo de câncer, nos últimos anos, as vacinas que reduzem o risco de infecção para certos tipos de HPV se encontram disponíveis e essas vacinas foram inicialmente criadas para diminuir o risco de câncer de colo de útero, mas também podem reduzir o risco de outros cânceres relacionados ao HPV, como câncer de pênis, ânus, vulva e vagina.

Outro fator importante é a exposição à luz ultravioleta, essa radiação ultravioleta é um fator de risco importante e evitável para o câncer de lábio e para o câncer de pele, a recomendação é limitar o tempo de exposição aos raios ultravioleta, principalmente em torno do meio-dia, quando é mais intensa, além de usar um chapéu de abas largas, protetor solar e protetor labial com fator de proteção, de pelo menos, 30 é importante para a proteção. Consumir uma dieta saudável, poia a dieta pobre e o excesso de peso estão associados ao câncer de boca e orofaringe, com isso seguir um padrão de alimentação saudável como os vegetais, sem amido e com bastantes frutas, pode ajudar a diminuir o risco de câncer boca e orofaringe. 

E para diminuir os riscos é importante, escovar e usar fio dental regularmente, a higienização deficitária cria um ambiente propício para germes e infecções. A infecção pelo Papiloma vírus Humana (HPV) é uma das principais causas de ocorrência de cânceres orais e com isso a cavidade oral pobre em higienização, também afeta gravemente seu sistema imunológico e inibe a capacidade do seu corpo de combater potenciais cânceres. Por isso, é importante manter acompanhamento com o dentista e medico, realizando exames de controle periódicos. Não usar dentaduras mal adaptadas, é importante evitar fontes de irritação oral, como dentaduras que não se encaixam corretamente, para diminuir o risco de desenvolver câncer de boca.

Confira também

Nosso canal