Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Excesso de calor afeta até a saúde bucal

Foto: Reprodução

Com as ondas de calor intensas em várias regiões do Brasil, é importante redobrar os cuidados com a saúde bucal para garantir a saúde bucal e prevenir o mau hálito. O calor intenso pode trazer obstáculos para a saúde bucal, mas inserir algumas medidas pode fazer toda a diferença. Com isso é importante  adotar cuidados diários e medidas preventivas para evitar problemas bucais e o mau hálito durante todas as estações do ano.Enfrentar esse calor sufocante tem  tornado uma realidade com as constantes ondas de calor no Brasil  e a tendência é piorar ainda mais, já que o aumento da temperatura ocorre em decorrência das mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global.

A Hidratação constante é um fator super importante para manter a boca saudável, com isso inclui beber água ao longo do dia para se manter hidratado durante as altas temperaturas. Além dos benefícios para o corpo, a hidratação adequada mantém a boca úmida, ajudando a evitar a secura bucal que pode levar ao mau hálito.Para isso, tenha sempre por perto uma garrafinha de água  e beba regularmente ao longo do dia.

Considerando o consumo moderado de bebidas alcoólicas, ainda mais nas altas temperaturas que costumamos sair mais  e participar de  festas e encontros sociais típicos do verão, muitas pessoas tendem a consumir bebidas alcoólicas em maior quantidade. É importante lembrar que o álcool pode causar desidratação e boca seca, fatores que contribuem para o mau hálito. O álcool também pode afetar negativamente a saúde da gengiva e do esmalte dental, aumentando o risco de problemas bucais a longo prazo. Se optar por consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação e intercale com água para manter-se hidratado. Mantenha uma higiene bucal rigorosa: Independentemente da estação, a higiene bucal adequada é fundamental. Escove os dentes após as refeições, utilizando uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Não se esqueça de utilizar o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes. Higienize a língua, ela faz parte dos cuidados diários necessários. Esses hábitos ajudam a prevenir cáries, doenças gengivais e mau hálito.

Evite alimentos que podem prejudicar a saúde bucal, como os alimentos pegajosos, como balas de caramelo e chicletes açucarados, podem aderir aos dentes e facilitar o crescimento de bactérias, além disso, alimentos ácidos, como limão e refrigerantes, podem desgastar o esmalte dental. Faça escolhas mais saudáveis, como frutas frescas e vegetais crocantes, que ajudam a limpar naturalmente os dentes.

Visite o dentista regularmente, para isso agende consultas regulares com o dentista é importante  para manter a saúde bucal em dia. Durante as visitas, o profissional realizará exames completos, limpeza e fornecerá orientações personalizadas. O dentista poderá identificar precocemente qualquer problema e orientar sobre os cuidados adequados para uma saúde bucal impecável durante todo o ano.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias