Jornal DR1

Saúde Bucal: Mpox: como a doença é transmitida e como é feita a prevenção?

A Organização Mundial da Saúde decretou o atual surto de Mpox como uma emergência global. Conhecida anteriormente como varíola dos macacos, a doença é infecciosa e causa erupção cutânea dolorosa, aumento dos gânglios linfáticos e febre. Qualquer pessoa pode pegar Mpox, segundo o Ministério da Saúde, a doença se espalha pelo contato com pessoas, objetos e animais silvestres infectados. 

Como a Mpox é transmitida?

De acordo com a OMS, a transmissão de Mpox pode ocorrer por meio do contato direto com a pele infectada ou outras lesões, como na boca ou nos órgãos genitais. Transmissão de pessoas infectadas para pessoas sem a doença: falando ou respirando, muito próximo, toque ou sexo vaginal/anal, beijos, sexo oral ou beijo na pele, como rosto; Gotículas respiratórias provenientes de contato próximo. Pessoas com múltiplos parceiros sexuais correm maior risco. Pode ocorrer, por meio de roupas ou lençóis infectados, por meio de ferimentos com objetos cortantes contaminados, ou em ambientes comunitários. O vírus pode entrar no corpo através de um ferimento na pele, do trato respiratório ou de olhos, nariz ou boca. 

A infecção pelo vírus da Mpox na boca pode causar várias manifestações, incluindo: Erupções cutâneas: Lesões semelhantes a bolhas ou feridas podem aparecer na boca e em outras partes do corpo, febre, pode levar a dores na garganta, inchaço dos linfonodos, o contato direto com fluidos corporais (pus, sangue, saliva) e lesões na pele de pessoas ou animais infectados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus. Cuidado para não confundir com o herpes, aftas e outras doenças bucais, então procure orientações. 

Como prevenir a Mpox?

Segundo o Ministério da Saúde, as principais formas de prevenção é evitar contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença e lavar regularmente as mãos com água e sabão. Tomar a vacina contra a Mpox também pode ajudar a prevenir a infecção. No Brasil, a imunização antes da exposição ao vírus está priorizando pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença. Como é feito o tratamento da Mpox não existe um medicamento específico para tratar a Mpox, o tratamento tem o objetivo de aliviar os sintomas, prevenir e tratar complicações e sequelas, é baseado em medidas de suporte clínico. A maioria dos pacientes tratados se recupera em um mês, mas a doença pode ser fatal quando não tratada.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24