É um tratamento estético que deixa os dentes brancos e para a realização do clareamento o paciente não pode estar com cárie, lesão ou com alguma doença na gengiva.
Para que o procedimento seja positivo, é necessário estar com a boca saudável e nem todo mundo pode fazer o branqueamento dentário, com isso inclui mulheres gestantes e mulheres em período de amamentação, menores de idade, pacientes que finalizaram tratamento de câncer de boca e pessoas alérgicas ao peróxido de hidrogênio, que é o gel clareador, por isso há necessidade de acompanhamento de um dentista.
No caso das mães, a contraindicação se deve ao fato que não há evidências científicas garantindo que o procedimento é 100% seguro nessa fase de amamentação. Em relação aos menores de idade, o tratamento não é recomendado porque eles ainda têm muita sensibilidade e os dentes ainda em formação. O fator principal de risco no clareamento dentário é a sensibilidade do dente e a irritação na gengiva. No tratamento de clareamento caseiro, alguns pacientes também relatam de desconforto gástrico por causa da ingestão do gel clareador que fica em contato com os dentes durante o procedimento feito em casa.
Ao sair da sessão de clareamento as pessoas costumam ficar na dúvida sobre o que comer. Os alimentos mais comuns, como arroz, saladas, carnes, frutas estão liberados. É importante tomar cuidado com as frutas cítricas, elas são mais ácidas e podem gerar desconforto nos dentes que estão mais sensíveis.
E pra quem não abre mão de um bom cafezinho, pode acrescentar o leite na bebida. Mas fique atento para não colocar o clareamento por água abaixo, são os alimentos mais pigmentados, devido ao alto teor de corante, as bebidas que mais causam alteração na cor dos dentes são: café, chá preto, chá verde, vinho tinto e refrigerante. Esses precisam ser totalmente evitados, pigmento natural, contido em alguns alimentos como tomate e cenoura, também pode gerar alterações na cor.
A pessoa que faz clareamento pode escovar os dentes normalmente, com restrição ao creme dental não pode conter corantes, pois os dentes estão mais sujeitos a manchas durante o tratamento, o uso de enxaguante bucal colorido precisa ser trocado, veja com o seu dentista o melhor produto para usar após o procedimento.
Após o clareamento é importante evitar o uso de batons com cores fortes, principalmente o vermelho, para não corre o risco de pigmentar o dente. Faça consultas periódicas com o dentista para manter seus dentes sempre saudáveis, sem placa e sem tártaro e para remover possíveis manchinhas que podem ser retiradas através da profilaxia.
Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como café, refrigerantes à base de cola, suco de uva integral e vinho tinto. Consulte com o dentista para avaliar se é necessário retoque no seu clareamento. Dependendo dos seus hábitos alimentares um retoque após seis meses, um ano ou mais pode ser necessário.