Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde e Suplementação: Desvendando a Bainha de Mielina: O Guardião da Velocidade e Eficiência do Sistema Nervoso

Fonte : Pixabay

A bainha de mielina é uma substância rica em gordura que envolve os axônios de alguns neurônios, aumentando a velocidade dos impulsos nervosos. É formada por células de Schwann no sistema nervoso periférico e por oligodendrócitos no sistema nervoso central.

Função da Bainha de Mielina

A bainha de mielina atua como um isolante elétrico, impedindo que os impulsos nervosos se dissipam e garantindo a transmissão rápida e eficiente de informações pelo sistema nervoso. A danificação da bainha de mielina, conhecida como desmielinização, pode causar várias doenças, entre elas a esclerose múltipla (EM).

Em adultos, a bainha de mielina pode ser danificada ou destruída por: Acidente vascular cerebral; Infecções; Distúrbios imunológicos; Transtornos metabólicos; Deficiências nutricionais (como falta de vitamina B12); Venenos (como monóxido de carbono); Medicamentos (como o antibiótico etambutol); Uso excessivo de álcool.

É importante ficarmos atentos a todos os sinais que o cérebro nos dá. Se algum desses sintomas estiver acontecendo com você, procure orientação médica, pois a sua bainha de mielina pode estar danificada ou em processo de desmielinização.

Os sintomas incluem: Visão embaçada; Fadiga mental; Tontura; Problemas de memória; Batimentos cardíacos acelerados; Pressão arterial desregulada.

Devemos ingerir alimentos e suplementos que protejam a bainha de mielina, mantendo ágil a comunicação entre as fibras nervosas. Alimentos ricos em gorduras boas, como linhaça, peixes, azeite extra virgem e frutos do mar, são ricos em ômega-3, um ácido graxo de boa qualidade que compõe a bainha de mielina. A vitamina B12 também desempenha um papel importante na formação da bainha de mielina, sendo fundamental para o funcionamento adequado de capacidades cognitivas como aprendizagem, memória e concentração.

Mantenha-se atento aos seus hábitos diários para garantir uma saúde cerebral adequada e conquistar suas metas e objetivos. Tudo começa na nossa mente e no nosso cérebro. Cuidando deles, você terá mais longevidade.

Precisamos nos cuidar mais!

Confira também

Nosso canal

VII Prêmio Socioambiental Por um território Sustentável e Inclusivo