A Secretaria Especial de Cidadania promoverá, na próxima quarta-feira (31), um dia de coleta de sangue na sede da prefeitura. A ação, em parceria com o Hemorio, acontece no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455, subsolo, sala 2, na Cidade Nova.
O ponto de coleta vai funcionar de 10h às 15h, para atender a todos os doadores voluntários.
Secretário especial de Cidadania, Renato Moura ressalta a importância da doação. “Ações como essa são fundamentais para incentivar o ato de doar sangue e ampliar os estoques da cidade. Convidamos os cidadãos a participarem. Doar sangue também é um ato de cidadania, que pode salvar vidas”, afirma Renato Moura.
O QUE É NECESSÁRIO PARA DOAR
– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar no mínimo 50 Kg;
– Não estar em jejum.
– Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
ATENÇÃO
– Ter tomado a dose da vacina contra o coronavírus há, no mínimo, 7 dias.
– Ter tomado a dose da vacina da gripe (influenza) há, no mínimo, 2 dias.
– Caso tenha contraído a covid-19, pode doar sangue após 30 dias.
*Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. É necessária a autorização do responsável (modelo disponível http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf) e um documento de identidade original desse responsável.
Em casos de dúvidas:
DISQUE SANGUE 0800-282-0708