A voz mais imitada do país e os jargões mais inconfundíveis. Uma breve história do apresentador mais emblemático do Brasil
Nascido em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, Senor Abravanel – Silvio Santos – é uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira. Apresentador de televisão, empresário e político, ele é o dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), uma das maiores redes de televisão do país.
Todavia, Silvio, ainda “Senor”, teve uma infância humilde na capital carioca. Filho primogênito de um casal de imigrantes judeus sefarditas vindo em 1924 para o Brasil, Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor teve que começar a trabalhar ainda muito jovem para ajudar no sustento da família. Ele começou a trabalhar aos 14 anos como camelô, vendendo frutas e verduras na rua. Em 1949, Silvio Santos se mudou para São Paulo, em busca de melhores oportunidades. Ele trabalhou como vendedor de eletrodomésticos e, posteriormente, como representante comercial.
A história de Silvio Santos na televisão começou em 1962, na TV Paulista, apresentando o programa “Vamos Brincar de Forca”. Em 1963, estreou o programa “Programa Silvio Santos”, que se tornou um dos mais populares da televisão brasileira. O programa apresenta uma variedade de quadros, incluindo jogos, entrevistas, atrações musicais e humorísticas.
Fora do meio artístico também é um empresário bem-sucedido. Além do SBT, ele é proprietário de várias empresas, incluindo a Jequiti, uma empresa de cosméticos, e a Liderança Capitalização, que administra o título de capitalização Tele Sena e também é dono da TV Alphaville.
Silvio Santos é uma figura controversa. Ele é frequentemente criticado por seu estilo de apresentação, que é considerado por alguns como vulgar e apelativo. No entanto, ele também é uma figura amada por muitos brasileiros, que o consideram um ícone da televisão brasileira. Silvio também se envolveu na política. Ele foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo em 1982. No entanto, não teve sucesso na política. Ele foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 1986, por abuso de poder econômico.
Sobre sua vida pessoal, é casado com Íris Abravanel, com quem tem três filhas: Patrícia, Silvia e Rebeca, além de cinco netos, Tiago, Senor, Ligia, Pedro e Amanda. Mesmo com as controvérsias na carreira, Silvio Santos é uma figura importante da cultura brasileira, cuja influência na televisão brasileira é inegável. Sua voz inconfundível, seu icônico microfone na lapela e seus jargões são verdadeiros legados da TV brasileira.