Olá leitor do Jornal DR1. Tudo bem?
A longevidade é o objetivo da maioria das empresas, independentemente do seu tamanho, certo?
Mas é importante ter um bom planejamento para que os negócios sejam duradouros e atinjam as metas estabelecidas.
Por isso, o planejamento estratégico tem um papel tão relevante no meio corporativo. Você já ouviu falar sobre ele?
Muitos gestores ainda não conhecem essa ferramenta. Outros entendem a importância, mas não sabem como elaborá-lo — e colocá-lo em prática — de maneira eficiente.
Sem esse norteador das ações, uma organização não consegue compreender as suas fragilidades, o potencial de crescimento e os recursos disponíveis para concretizar os seus sonhos.
A falta de um planejamento pode resultar em inúmeros problemas. Por exemplo:
- gastos desnecessários;
- ineficiência nos processos internos;
- vulnerabilidade diante de fatores externos;
- estagnação.
Por outro lado, quando uma empresa desenvolve o seu autoconhecimento e determina como alcançará os seus objetivos, pode otimizar as atividades e melhorar o desempenho.
Mas, como fazer um planejamento estratégico efetivo?
O primeiro passo para elaborar o planejamento da sua empresa é compreender o mercado e como sua marca se posiciona nele. Isso abrange concorrentes, oportunidades, sazonalidades e valor oferecido ao público.
Também é preciso conhecer o seu cliente ideal, ou seja, o perfil das pessoas que realmente têm interesse no que você oferece. Saiba quais são as suas dores e como a empresa pode ajudar.
O planejamento deve definir, ainda, as metas de crescimento — tendo como fundamento o mercado e o cliente ideal.
Por fim, é importante determinar como os objetivos serão concretizados. Preze pela objetividade, deliberando sobre prazos, tarefas de cada colaborador, recursos necessários etc.
Percebeu como o planejamento estratégico é importante e complexo?
Cada empresa tem as suas particularidades e o instrumento deve sempre ser individualizado para alcançar bons resultados.
Além disso, não basta focar apenas na parte estratégica. É preciso evoluir para o planejamento operacional.
Assim, será possível usufruir dos benefícios que um bom plano pode oferecer ao negócio.
Quer entender melhor essa ferramenta e descobrir como colocá-la em prática na sua empresa?
Me siga no Instagram @janainacalvo para acompanhar todas minhas dicas e conteúdos!
Bjocas carinhosas,
Janaina