Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Távola Redonda: Rei, craque, gênio, campeão, camisa 10 – simplesmente Pelé

Foto: Agência Brasil

No último dia 29, a notícia que o mundo do futebol tentou nunca receber se tornou inevitável, Pelé deixava o plano terreno para ocupar outra dimensão.

Uma carreira perfeita, podemos dizer assim. Pelé marcou época, maior nome do futebol. Inigualável, um expoente para todos os esportes, quem nunca ouviu a frase que algum atleta era o Pelé de seu esporte?

Alguns dados para elucidar tudo isso

Pelé é o único jogador tricampeão mundial. Foram três títulos (1958, 1962 e 1970) em quatro copas jogadas (1958-1970);

Esporte pouco praticado e com popularidade bem distante do que havia na Europa e logicamente no Brasil, Pelé ajudou a popularizar o futebol nos Estados Unidos, jogou no New York Cosmos entre 1975 e 1977;

Pelé conquistou seu primeiro título mundial em 1958 na Suécia, na época o Rei tinha apenas 17 anos se tornando o campeão mundial mais novo da história. 64 anos depois a marca segue intacta;

Milenar, assim é a contagem de gols do Rei do Futebol. Pelé criou números que talvez nunca serão quebrados, envergando a camisa 10 por onde passou Pelé fez 1282 em sua carreira;

O expoente Pelé é tão grandioso que mesmo sem ter disputado uma edição sequer dos Jogos Olímpicos ele conquistou o prêmio de Atleta do Século XX.

Já a FIFA deu ao rei o prêmio de Melhor Jogador do Século XX

37 títulos oficiais, essa é a contagem. Pelé venceu do estadual ao Mundial de Clubes, passando por Campeonato Brasileiro (com outros nomes) e claro as Copas do Mundo! Uma carreira vitoriosa, com momentos históricos e golaços.

Na Copa de 2022, Neymar igualou a artilharia de Pelé com a camisa da seleção 77 gol em partidas oficiais, no geral Pelé lidera com boa vantagem, o rei soma ao todo 95 gols com a 10 amarelinha.

Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Mbappe, Romário e Ronaldo esses e muitos outros são craques de bola, mas vocês sabe quem conseguiu marcar mais de 100 gols em uma única temporada? Isso mesmo, Pelé! E antes que pense que foi sorte, ou uma única vez, foram três vezes. 1959 (126 gols), 1961 (111 gols) e 1965 (105 gols), 342 gols de seus 1282;

Vamos falar de hat-trick? Alguns levam a bola do jogo, outros pedem música… Pelé montaria uma coletânea, foram 92 ao longo de sua carreira. Só nisso foram 276 gols.

Bola de Ouro? Temos! Pra variar Pelé segue sendo o maior, foram 7 prêmios em uma revisão histórica da FIFA ocorrida no ano de 2014.

Simplesmente Pelé!

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20