Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Tecnologia: WhatsApp lança Comunidades com até 5 mil membros no Brasil

O lançamento havia sido postergado pelo MPF em 2022

Na última quinta-feira (26), o WhatsApp lançou a funcionalidade Comunidades no Brasil. A novidade foi anunciada em abril de 2022 e permite a criação de redes com até 50 grupos e até 5 mil participantes.

No Brasil, a função Comunidades havia sido “deixada de lado” por causa do período eleitoral. Conforme pedido do Ministério Público Federal (MPF) à Meta, dona do WhatsApp, a ferramenta só deveria ser lançada de fato no país em 2023. Na época, a medida foi criticada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O lançamento aconteceu pouco mais de duas semanas após invasores atacarem a praça dos Três Poderes, em Brasília, cuja organização foi feita por redes sociais e aplicativos de mensagens, como o Telegram.

Segundo o WhatsApp, a liberação das Comunidades será feita de forma gradual, então nem todos os usuários poderão ver a nova opção de imediato. A novidade, de acordo com a empresa, visa permitir que as pessoas se conectem “com escolas, associações de moradores, empresas em geral, clubes” e mais.

O que são as Comunidades do WhatsApp?

O novo recurso permite que um administrador possa criar comunidades com grupos que possam tratar de um tema em comum. A ideia é trazer “uma melhor organização de grupos separados sob um “guarda-chuva” principal com uma estrutura que funcione para as pessoas”.

Para o lançamento, o WhatsApp também fez adições de recursos sobre o que os administradores podem fazer. Por exemplo, é possível enviar mensagens para todos os grupos de uma comunidade e também apagar conteúdos considerados abusivos.

Somente um administrador poderá enviar mensagens para os grupos que compõem uma comunidade. No entanto, só será possível repassar uma mensagem para um único grupo por vez, limitando a possível disseminação de conteúdos que podem conter desinformação.

O WhatsApp também cita que não é possível adicionar um grupo a mais de uma comunidade, e também que os participantes podem denunciar mensagens abusivas ou bloquear contatos.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho