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Tenha disciplina e faça o impossível acontecer na sua vida!

O mundo está uma loucura… Eleições, pandemia, mercado financeiro, uma correria sem fim, com informações cada vez mais rápidas nos atropelando o tempo todo, fica complicada a manutenção da disciplina. Entretanto, se quisermos crescer pessoal ou profissionalmente devemos quebrar as regras e pensar de forma inovadora. 

O foco para definir o seu objetivo deve ser constante e este deve ser coerente com suas habilidades e limitações. Sendo assim, uma das questões fundamentais a serem cuidadas é o autoconhecimento. Sem a capacidade de saber dos seus pontos fortes e fracos ficará difícil a otimização do tempo e a manutenção da disciplina. 

O tempo está cada vez mais escasso e desta forma é necessária a utilização mais eficaz deste recurso. Com a globalização e seus aparatos tecnológicos temos a impressão que tudo está passando com uma agilidade fora do comum, além de termos diversos “ladrões de tempo”. Você sabe reconhecer quais são os seus ladrões? 

Uma maneira eficaz de fazer este controle é anotar tudo o que vai fazer no dia e acompanhar esta lista para ver o seu cumprimento. Qualquer atividade que saia do seu “script” deve ser anotada para que você consiga mapear o que “te tira da sua rota de ação”. 

A partir da sua lista organize-se: determine prazos, priorize, fuja das distrações (como redes sociais e mensagens). Desabilite no celular o aviso de mensagens destas redes e deixe um horário na parte da manhã e outro à tarde para verificar estas mensagens. 

Nós dedicamos tempo a tudo, não é verdade? Que tal você retirar um tempinho para pensar em você? 

Ter consciência de suas fortalezas e suas fraquezas é um grande passo para desenvolver um apurado autoconhecimento. 

Além de todos os fatores mencionados, cuide da administração do seu tempo, controle-o, pois hoje é o bem mais precioso que temos. Uma boa maneira de controlar o seu tempo é fazer uma lista de tudo o que precisa ser feito durante ao menos 3 dias. Eu gosto de organizar a semana, então utilizo de segunda a sábado. Depois ir categorizando cada atividade com notas representadas pelas letras da análise ABCDE. 

A: Alto impacto. Atividades importantes que afetam os resultados.

B: Médio impacto. Atividades importantes ou urgentes que têm pequeno impacto sobre os resultados.

C: Baixo impacto. Atividades que poderiam ser feitas com pouca consequência sobre os resultados.

D: Delegáveis. Tarefas que você poderia delegar.

E: Elimináveis. Atividades que desperdiçam tempo.

Após esta análise cuidadosa das suas atividades, reorganize a agenda. Avalie se seu tempo tem sido gasto principalmente com tarefas que te aproximam dos seus objetivos. A partir deste cenário, você vai conhecer as suas próprias características e assim irá se organizar com relação às limitações. Este é o ponto de partida para melhorar a sua produtividade. Com mais produtividade, certamente terá mais rentabilidade.

Me acompanhe no Instagram @janainacalvo.

Bjocas carinhosas!!!

Janaina

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