Na próxima terça-feira, 20 de outubro, o Theatro Municipal Palco Livre vai tratar de um assunto extremamente importante para o bom desempenho dos artistas: a saúde. O spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ivan Scheinvar, vai receber o fisioterapeuta e osteopata, Edmur Paranhos. Instrumentistas, cantores, bailarinos e atores precisam manter a forma para atuar e por isso, todo o cuidado é pouco. Qual o momento mais adequado para procurar um profissional de saúde e evitar alguma lesão? Os desafios, os cuidados com o corpo, a ansiedade, como respirar bem, entre muitas outras questões que fazem parte do dia a dia dos artistas. A live começa às 15h, no Instagram @theatromunicipalrj.
SOBRE EDMUR PARANHOS
Edmur Paranhos é graduado em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Osteopata pela Escola de Osteopatia de Madrid. Dentro do cenário nacional tem destaque e atua dando seminários, palestras, cursos e atendimentos abordando principalmente os seguintes temas: Saúde do artista, Pedagogia do Oprimido, Teatro do Oprimido, Teatro Educação, Boal, Formação de Professores.
SOBRE IVAN SCHEINVAR
Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, Ivan Scheinvar Tavares começou seus estudos quando tinha apenas quatro anos, passando, futuramente, a ter aulas com um dos maiores professores do país, Paulo Bosisio, com quem completou seu Bacharelado e Mestrado, pela UNIRIO. Ivan é Spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de ser membro do Quarteto Atlântico, vencedor do Concurso de Música de Câmara da UINIRIO e Menção Honrosa no Festival Villa Lobos, e violinista contratado pela Orquestra Petrobrás Sinfônica. Foi premiado em duas competições nacionais no Brasil: 1º lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio e Prêmio Revelação no Concurso Jovens Solistas da Filarmônica de Goiás. Recentemente, passou em 1º lugar no Concurso para ser membro da Orquestra Sinfônica Nacional e ganhou Menção Honrosa no Concurso Jovens Solistas da Filarmônica de Montevidéu.