Os turistas buscam plataformas seguras e digitais para programar passeios
Rio de Janeiro, 17 de abril de 2024 – Grandes eventos impactam no turismo do Rio Janeiro e a mymento, plataforma de tecnologia e gestão digital para empresas e guias de turismo, revela dados do primeiro trimestre de 2024, que mostram um crescimento no ticket médio em passeios turísticos na cidade do Rio de Janeiro. Durante o primeiro trimestre de 2024, o ticket médio das atividades turísticas no Rio de Janeiro atingiu a marca de R$ 673, representando um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior, de R$ 550.
O levantamento foi realizado com mais de 62 parceiros no Rio de Janeiro, a plataforma da mymento facilitou a reserva de mais de 1.000 atividades turísticas na cidade, incluindo passeios de City Tour de carro, trilhas sem carro para conectar-se com a natureza e transfers para a região dos lagos. Os dados mostram que em 2024, as vendas offline representaram 58% do total, enquanto as vendas online responderam por 42%. No mesmo período de 2023, as vendas offline foram responsáveis por 53% das transações, enquanto as vendas online compreenderam 47%.
“Os dados revelam uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com a crescente digitalização no setor do turismo. Embora tradicionalmente uma experiência presencial, a organização de passeios turísticos está cada vez mais migrando para o mundo online. A mymento atua como uma plataforma, oferecendo simplicidade e conectividade ao conectar guias turísticos e empresas de passeios diretamente aos turistas, proporcionando conveniência digital. Essa tendência demonstra o papel da mymento na evolução do turismo moderno.” – Johannes Noebels, CEO da mymento.
Outro dado da mymento revela a preferência dos consumidores por dispositivos móveis na hora de realizar reservas e agendar atividades. Em 2024,aproximadamente 80% das vendas foram feitas através de dispositivos móveis, em comparação com os 88% registrados no primeiro trimestre de 2023. As vendas via desktop representaram 20% em 2024, contra 12% no mesmo período do ano anterior.
Noebels destaca que, no contexto do comportamento e consumo dos turistas modernos, a digitalização é fundamental para os negócios de turismo. Ele enfatiza que, atualmente, os guias de viagem e as empresas para se manterem relevantes precisam estar alinhados com as tendências digitais dos consumidores. Para atender às expectativas dos novos turistas, é fundamental que esses profissionais e empresas especializadas de passeios tenham uma presença digital bem estruturada. Isso não só aumenta a credibilidade com os turistas, mas também fortalece o vínculo com eles.
Agenda de eventos
O Rio de Janeiro se prepara para um 2024 repleto de grandes eventos, consolidando-se como um importante destino para o turismo de negócios. O destaque fica por conta do Web Summit Rio, que reunirá líderes globais de tecnologia e inovação em abril, além do Rio Oil & Gas, FIEE, ABAV Expo e World Travel Market Latin America.
Web Summit Rio: 15 a 18 de abril de 2024. Reunirá líderes globais de tecnologia e inovação.
ABAV Expo: 25 a 28 de setembro de 2024. A maior feira de turismo da América Latina.
Rock in Rio: 2 a 10 de setembro de 2024. Um dos maiores festivais de música do mundo.
Festival do Rio: 6 a 16 de outubro de 2024. Um dos mais importantes festivais de cinema da América Latina.
Maratona do Rio de Janeiro: 16 de julho de 2024. Uma das mais tradicionais maratonas do Brasil.
Asics Golden Run: 24 de setembro de 2024. Uma corrida de rua que acontece no Rio de Janeiro.
Rei e Rainha do Mar: 26 de dezembro de 2024. Uma tradicional prova de natação em águas abertas que acontece no Rio de Janeiro.