Jornal DR1

Um em cada mil brasileiros vive nas ruas

 

Pesquisa foi encomendada pelo STF para diagnosticar as causas que mantém parte da população morando nas ruas.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022, cerca de 236,4 mil pessoas viviam em situação de rua no Brasil, o que equivale a um em cada mil brasileiros. O relatório “População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registro administrativo e sistemas do governo federal” fornece informações detalhadas sobre essa população com base em registros nacionais.

Esse relatório atende a uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que recomenda a elaboração de um diagnóstico da população em situação de rua, visando melhorar a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Atualmente, o país conta com 246 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), que realizaram mais de 578 mil atendimentos.

O perfil dessa população é predominantemente composto por homens (87%), adultos (55%), e negros (68%). Quanto às violações de direitos humanos, o estudo revela que homens negros e jovens são as principais vítimas. Pessoas pardas (55%) e pretas (14%) representam 69% das vítimas, e a faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos (26%), seguida pelos 30 a 39 anos (25%). A violência física é o tipo mais comum, representando 88% das notificações em 2022, seguida pela violência psicológica (14%).

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded