Jornal DR1

Unidos de Vila Isabel recebe Martinho da Vila em feijoada neste domingo (19/01)

Evento  também contará com shows da agremiação e da Velha Guarda Musical da Vila

A Unidos de Vila Isabel realizará neste domingo (19), a partir das 13h, a primeira edição de 2025 da Feijoada da Vila. Martinho da Vila, cantor e presidente de honra da azul e branca de Noel, é a atração principal do evento, que também contará com shows da agremiação e da Velha Guarda Musical da Vila.

Martinho, que carrega em seu nome a escola do coração, revela a ansiedade para encontrar o povo do samba: “Feliz de começar o ano aqui. Vai ser uma maravilha cantar com a Vila Isabel!”

Uma das figuras mais conhecidas da escola é, sem dúvida,  Martinho da Vila. Sua entrada na agremiação aconteceu em 1965: ele fazia parte da Escola de Samba Aprendizes da Boca do Mato e já estava partindo para o Império Serrano, quando surgiu o convite para integrar a ala de compositores da Vila Isabel. Na nova escola, Martinho reestruturou a forma de compor sambas de enredo, com a introdução de letras e melodias mais suaves, emplacando 4 sambas consecutivamente. No Carnaval de 1967, Martinho da Vila compôs Carnaval de Ilusões, em 1968 Quatro Séculos de Modas e Costumes, em 1969, Iaiá do Cais Dourado e em 1970, Glórias Gaúchas.

Os ingressos custam a partir de R$20 e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla ou na bilheteria da quadra, localizada no Boulevard 28 de Setembro, 382.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro. Sediada no Boulevard 28 de setembro, em Vila Isabel, a Vila foi fundada por Antônio Fernandes da Silveira, conhecido no bairro como Seu China por ter “olhos puxados”, apesar de não ter ascendência oriental. Ex-morador do morro do Salgueiro, Seu China se mudou para o Morro dos Macacos em 1945. Entrando em contato com o carnaval de Vila Isabel, o sambista acreditava que o bairro de Noel Rosa merecia ter uma escola de samba.

Noel Rosa é o maior mito do bairro da Vila Isabel e um dos maiores nomes do samba carioca. Sua obra foi fundamental para legitimar o samba de morro e na classe média, graças à presença contundente no rádio, principal meio de comunicação na época. Noel nasceu em 1910 e morreu aos 26 anos por decorrência da tuberculose, deixando um mundo de canções para a Música Popular Brasileira.

Última escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, a Vila Isabel levará para a Sapucaí o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. Conduzida por um trem-fantasma que desembarca em um grande baile, a escola vai transformar medo em alegria ao carnavalizar as assombrações que atazanam o imaginário popular.

Serviço:

Feijoada da Vila

Data: 19/01

Hora: a partir das 13h

Preços: a partir de R$ 20

Ingressos: Sympla ou bilheteria da quadra

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 21 JAN 25