Falta pouco menos 3 dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, que irá acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, e nessa reta final, muitos candidatos estão ansiosos para a prova, que é a porta de entrada para o Ensino Superior público e privado. Para que os estudantes consigam ter um bom desempenho, Carlos Pirovani, CEO da Estuda . com, plataforma educacional de avaliação e análise de desempenho que atende alunos, professores e escolas de todo o Brasil, lista cinco dicas e estratégias para enfrentar bem esse período:
1.Priorize boas noites de sono: Descansar ajuda a ter uma memória melhor, além da concentração e boa performance. Nos últimos dias antes da prova, diminua o ritmo e as horas de estudo para não gerar estresse. Tente dormir pelo menos de 7 a 8 horas por noite, que é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)
2. Organize-se: O que faltou estudar? O que precisa ser revisado? Elabore um cronograma de acordo com sua rotina. Além disso, confira o seu kit para o dia da prova: caneta preta, lápis, borracha, garrafa d’água e lanche leve. Não se esqueça também de consultar o local do exame com antecedência para não chegar com os portões fechados e perder a prova.
3. Faça simulados: Agora é a hora de revisar as suas anotações, mapas mentais e fazer simulados. Lembre-se que o foco deve ser na qualidade e não na quantidade.
4. Relaxe: Busque reservar um tempo para fazer alguma atividade que goste e alivie a tensão: vale desde sair com os amigos para se divertir sem exageros, dar uma volta no parque, a técnicas de meditação e respiração profunda.
5. Confie no processo: Você já chegou até aqui, tem uma bagagem e se preparou. Acredite em seu potencial e confie em sua preparação. Na véspera da prova, permita-se desconectar da internet e redes sociais como um todo. Tenha uma alimentação leve e boa sorte!
Sobre a Estuda. com
Desenvolvida pelos empreendedores Carlos Pirovani e Vitor Freitas, a Estuda . com é uma plataforma educacional de avaliação e análise de desempenho que atende alunos, professores e escolas de todo o Brasil. Projetada para atender às necessidades dos estudantes, contribuiu para a aprovação de 51,4 mil estudantes em universidades públicas através do Sisu 2023/1, o que representa 22,67% das vagas disponíveis pelo sistema de seleção. Contabiliza mais de 11 milhões de estudantes cadastrados, 40 mil professores e 1,3 mil escolas parceiras.