A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidarmos com as nossas emoções positivas e negativas do nosso cotidiano.
Vale lembrar que investir em estratégias que promovam o “equilíbrio”, das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Saúde mental e bem-estar. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença, é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e dessa forma, merece atenção em todas as suas vertentes. Diante disso, sabemos o quanto a saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.
Aspectos determinantes da saúde mental.
Lembrando que os transtornos mentais, surgem pela influência de vários fatores, sociais, genéticos, psicológicos e ambientais.
Uma saúde mental debilitada colabora para significativas alterações sociais, e condições de trabalho precárias. Além de acentuar a exclusão social, e exposição do indivíduo ao risco de violência em virtude da incapacidade mental de autodefesa.
Com relação a questões psicológicas e de personalidade, também tornam as pessoas mais suscetíveis aos desequilíbrios mentais. Além das causas biológicas, que também contribuem para a desordem química das células cerebrais e aumentam a ocorrência das doenças.
Nesse contexto, os familiares precisam buscar ajuda e encaminhar a pessoa para um acompanhamento e tratamento adequado. Lembrando também que de igual modo, as instituições também são responsáveis pela promoção da saúde mental de seus funcionários. Pois como os colaboradores são os ativos mais importantes das empresas, manter uma visão estratégica sinaliza um diferencial competitivo em termos de produtividade. Dessa maneira, a saúde mental nas empresas devem ser consideradas como um critério singular e fundamental à saúde individual e corporativa.
Hábitos prejudiciais ao equilíbrio mental
Como parte importante das medidas de prevenção às doenças mentais, a atenção primária, e alguns hábitos do dia a dia, precisam ser considerados. É muito provável que ocorrerá um aumento expressivo do número de doentes dessa natureza, e isso é de caráter global.
Fatores como o envelhecimento populacional, acentuação dos problemas sociais, económicos e os desajustes familiares, concorrem para o surgimento dos desequilíbrios emocionais. Em geral evoluem para transtornos mentais e físicos cada vez mais desafiadores.
Pensamentos negativos.
A maneira como enfrentamos os desafios de nossas vidas diz muito. Pois torna-se uma linha tênue entre a sanidade mental e a dificuldade em alcançar o equilíbrio necessário ao viver saudável. Dentre os problemas mais preocupantes estão as crises de ansiedade e o maior risco para a depressão.
Eis aí a necessidade na busca por ajuda profissional para recuperar a performance mental, e conter os pensamentos negativos.
Procure relaxar alguns minutos por dia.
Priorizar atitudes para aliviar o estresse é fundamental;
Busque formas para aquietar a mente exemplo: meditação (oração), alongamento e a leitura de um bom livro são excelentes alternativas para deixar a mente descansar e atingir o estágio da positividade. Lembrando também que um sono reparador alivia o corpo, mente e alma.
Portanto cuide-se, olhe para si, viva bem esteja bem…