Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Você sabe o que é fracassagem?

Você tem vontade, conhecimento e até sabe como pôr em prática. Mas mesmo assim, sente um medo tão intenso, quanto palpável de fracassar no seu empreendimento. Afinal, você pensa: O que irão dizer de mim, se eu fracassar? E se eu perder dinheiro?

Nesse momento, você encontrou uma forma de agir contra si próprio, construindo micro sabotagens, dia após dia; que no final, definem não você; mas o teu resultado. No entanto, no final de toda essa porcaria que você conta para si mesmo, a única saída que você encontra é dizer que você é forte, capaz e que por esse motivo, não vai ter medo, não é?

Lembro-me do meu primeiro empreendimento sério, há cerca de cinco anos atrás, quando resolvi comercializar bolos no pote e na taça, para uma clientela diferenciada. O meu medo estava no processo, pois havia uma pequena questão; ou seja, eu não sabia fazer bolo! Mas eu tinha muita vontade de aprender. Foram diversas as falhas, eu me sentia frustrada a cada bolo que solava e que a minha família nem se quer poderia desfrutar e dizer, enfim: Nossa, Lu! Agora sim tá maravilhoso! Até que um dia, após o outro eu acertei, chegando a inventar a minha própria receita de bolo, baseada apenas nas finalidades de cada ingrediente. Foi uma construção, houveram tentativas, falhas, lagrimas, persistência, propósito e finalmente um acerto que mudou tudo. Mas e se os bolos encalhassem?! De qualquer forma, a Le Bon decolou mesmo contando apenas com uma previsão em um ligeiro plano de marketing. O empreendimento teve os seus momentos de altos e baixos; quando veio a necessidade e a vontade de vislumbrar voos mais arrojados. Só que dessa vez, mais aperfeiçoada, mas não perfeita! Isso tudo lembra uma frase da oradora e escritora Lisa Nichols, que diz: “Se você não se permitir falhar, você nunca vai se permitir voar”.

Segundo, Melody Claire, especialista em comunicação, a proposta contra o medo de fracassar, é uma mudança de olhar. Ou seja, ao invés de evitar o medo, o ideal é que ele seja visto como, um informante, para que você tenha uma preocupação saudável  em estar preparado. Melody, afirma que quanto mais pensamos em não ter medo, mais medo é o que iremos sentir, pois ele faz parte de nós como uma medida de alto proteção do cérebro humano, um extinto primal; necessário para sobrevivência. Melody, explica que o medo também é uma reprodução do que você viveu, que não precisa acontecer de novo, desde que você apenas se prepare! Ela explica que o medo por si só, funciona em um telão mental, onde projetamos cenas futuras que podem se conectar com o passado, mas que não retratam o presente. E propõe que ao invés de projetarmos na mente cenas ruins sobre o nosso futuro, que passemos a projetar as cenas que desejamos que aconteçam.

Por fim, o medo de fracassar nos faz querer ser algo que nunca alcançaremos, como a versão perfeita de nós mesmos. Encarar a possibilidade de sentir um medo controlado, de errar e agarrar para si a oportunidade de se aperfeiçoar para a próxima etapa, é o que há.

Luciana Marques
Executiva de Marketing e escritora
Instagram: @lucianamc10_

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20