Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Você tira o chapéu para o Raul Gil?

 

O apresentador e cantor que marcou a televisão brasileira com seus bordões e shows de calouros.

Com uma carreira artística que se estende por mais de seis décadas, Raul Gil é um dos mais renomados apresentadores de televisão do Brasil. Nascido em São Paulo em 1938, ele começou a trabalhar como office-boy em rádio e TV, e depois de várias tentativas, conseguiu participar do quadro “Calouros Toddy” em 1957. O concurso foi patrocinado pelo pó achocolatado Toddy, e Raul acabou ganhando. A partir daí, sua carreira decolou e ele se apresentou em vários locais, como parques de diversão, circos e festas.

Raul começou a cantar profissionalmente em 1960, no programa “Alegria dos Bairros” de Geraldo Blota. Na época, ele gostava de cantar boleros, mas também descobriu seu talento para o humor e as imitações. Ele imitava com perfeição os cantores Gregorio Barrios, Vicente Celestino e Cauby Peixoto, bem como os humoristas Amácio Mazzaropi e Ronald Golias. Foi essa habilidade que o levou a se tornar apresentador de programas, como o “Raul Gil Room”, em 1967.

Ao longo de sua carreira, Raul Gil apresentou programas em várias emissoras de televisão, incluindo a RecordTV, a Bandeirantes, a Tupi, a TV Rio e a Manchete. Seu programa de estilo tradicional esteve em todas as grandes redes de televisão do Brasil, com exceção da TV Globo e RedeTV!. Em 2010, ele retornou ao SBT, onde havia trabalhado de 1981 a 1984. Em dezembro de 2016, Raul chegou a anunciar que deixaria o SBT em 2017, mas seu contrato foi renovado em janeiro daquele ano.

Além de apresentador, Raul Gil também é cantor e compositor. Ele gravou vários discos ao longo de sua carreira, incluindo “Raul Gil Show” em 1970, “Raul Gil” em 1976, “Raul Gil Internacional” em 1982 e “As Canções Da Minha Vida” em 2001.

Raul Gil é casado com a escritora Carmem Sanchez Gil têm dois filhos: a jornalista e apresentadora Nanci Gil, e o jornalista e diretor de TV Raul Gil Júnior. Seu sobrinho, o humorista Marquito, também apareceu em seu programa de TV fazendo o robô Robogildo no quadro “O que é o que é” e o pizzaiolo na “Boca do forno”.

Hoje, aos 82 anos de idade, Raul Gil é um ícone da televisão brasileira e um exemplo de talento e perseverança. Como ele mesmo diz: “Não tenho medo de morrer, tenho medo de sofrer”.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias