Jornal DR1

Guarda Municipal disponibiliza três cães aposentados para adoção

O pastor alemão Nestor se aposentou da GM e já está em processo de adoção. 

A Guarda Municipal do Rio está colocando para adoção três cães que acabaram de se aposentar da corporação. São os pastores alemães Nero e Nova Diana, irmãos, e a fêmea Milla, da raça pastor belga de malinois. Os três são animais de proteção e castrados.

Os animais estiveram nos últimos grandes eventos que a cidade recebeu, incluindo o Show da Madonna, em 2024, na Praia de Copacabana. Também faziam patrulhamento preventivo em dias de jogos no Maracanã e atuaram durante a Operação Verão, nos pontos de ônibus da Avenida Princesa Isabel, entre outras missões.

Entre 2023 e 2024, a GM-Rio doou os cães Elmo, Mike e Nina, após campanha de adoção responsável. Em 2025, a cadela Margot foi adotada por uma família de Itaboraí. E o pastor alemão Nestor, irmão do Nero e da Nova Diana, está sendo adotado por um fuzileiro naval que participou de um curso da GM-Rio no ano passado e fez as instruções com ele. O militar já visitou o canil e está finalizando os processos documentais para a adoção.

Os cães da Guarda Municipal começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida. E se aposentam, em geral, aos 7 anos de idade. A prioridade na fila de adoção é do guarda que trabalhou com o animal. Mas, nem todos têm condições de adotar, por diversos motivos. O processo então é aberto a guardas do Grupamento de Operações com Cães (GOC), de outras unidades da GM-Rio e também para cidadãos.

De acordo com a instrutora do Grupamento de Operações com Cães, Ana Cristina Bittencourt, esse cães são colocados para aposentadoria com 7 anos, pois ainda é tempo vida grande e útil para conviver em um novo lar 

“A gente doa esses cães, coloca eles pra aposentadoria com 7 anos porque eles ainda têm um tempo de vida grande e útil pra ir pra uma família. Pra eles ainda viverem em liberdade, tendo o conforto deles na aposentaria merecida depois de servir à população e ao canil da Guarda Municipal do Rio”, fala Ana Cristina.

Os interessados podem se candidatar diretamente no Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.200, fundos, na Mangueira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O atendimento é feito por uma das médicas veterinárias.

Os interessados passam por um processo de seleção rigoroso. A avaliação é feita por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida. São realizadas entrevistas para avaliação das condições da casa e do perfil do candidato. Depois, ocorrem encontros com os cães para verificar se haverá entrosamento entre os dois. Os escolhidos assinam um termo de responsabilidade e terão que dar garantias de que os animais não trabalharão mais. Após esse processo, são encaminhados aos novos donos.

O Grupamento de Operações com Cães foi criado em 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, em monumentos e em prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e seis pastores alemães, sem pedigree. Hoje, o efetivo conta com 40 cães, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento e em ações de interação social com os cidadãos.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 21 JAN 25