O primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2020 chegou ao fim. E os times cariocas vivem em situações bem diferentes. A dupla Fla-Flu disputam na parte de cima da tabela. Já o Botafogo e o Vasco, estão na briga para sair de perto da zona do rebaixamento. Confira como foi o 1° turno de cada equipe do Rio de Janeiro.
Flamengo
A equipe rubro-negra termina o primeiro turno ocupando a segunda colocação com o mesmo número de pontos do Internacional, mas acaba perdendo no saldo de gol (14 Inter e 8 Fla). O Flamengo, atual campeão do Brasileirão, tem um dos melhores elencos do Brasil e aparece como um dos favoritos na briga pelo título. Seu treinador, o catalão Domenèc Torrent, vem recebendo algumas críticas, principalmente quanto ao desempenho ruim da zaga, mas no geral faz um bom trabalho.
Números do Flamengo no 1° Turno
Jogos: 19
Vitórias: 10
Empates: 5
Derrotas: 4
Gols Pró: 33
Gols Sofridos: 25
Saldo de gol: 8
Aproveitamento: 61.4%
Artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro: Pedro/10 gols
Jogadores com maior número de assistências no campeonato: Isla e Bruno Henrique/4 assistências
Fluminense
O tricolor carioca terminou essa primeira parte do campeonato em quarto lugar, contrariando as expectativas de muitos. A campanha do Fluminense neste Brasileirão é a maior pontuação do Tricolor em um turno de Brasileirão desde a edição de 2015, no primeiro ano da “era pós-Unimed”. A equipe, comandada na época por Enderson Moreira, anotou 33 pontos nos 19 primeiros jogos da competição, com 10 vitórias, três empates e seis derrotas. A missão de Odair Hellman para o 2° turno é manter a equipe brigando por uma vaga na próxima Libertadores.
Números do Fluminense no 1° Turno
Jogos: 19
Vitórias: 9
Empates: 5
Derrotas: 5
Gols Pró: 29
Gols Sofridos: 21
Saldo de gol: 8
Aproveitamento: 56.1%
Artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro: Nenê/7 gols
Jogadores com maior número de assistências no campeonato: Igor Julião/ 3 assistências
Botafogo
O Glorioso fechou o primeiro turno do campeonato em décimo quarto lugar, com apenas 20 pontos dos 54 disputados (O Botafogo tem um jogo a menos) e tendo uma das piores campanhas como mandante. A situação ruim do clube não é apenas em campo, os protestos da torcida contra a atual gestão e alguns jogadores do elenco, evidencia a pressão que o time alvinegro vai continuar tendo nesse 2° turno para evitar um possível rebaixamento. E para completar, o Botafogo segue em busca de um treinador.
Números do Botafogo no 1° Turno
Jogos: 18*
Vitórias: 3
Empates: 11
Derrotas: 4
Gols Pró: 19
Gols Sofridos: 22
Saldo de gol: -3
Aproveitamento: 37%
*O Botafogo ainda precisa completar um jogo do 1° Turno contra o São Paulo
Artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro: Matheus Babi/ 5 gols
Jogadores com maior número de assistências no campeonato: Bruno Nazário/2 assistências
Vasco
O Cruzamaltino termina o primeiro turno na décima sexta posição e lutando contra o rebaixamento, o que seria o 4° em sua história. O Vasco começou muito bem no campeonato e dava indícios de que essa temporada o time iria brigar por coisas maiores. Ramon Menezes fazia um bom trabalho, até que uma sequência de maus resultados e um desempenho ruim da equipe fez com que o time caísse na tabela e consequentemente veio à demissão de Ramon. Agora, com o treinador português Ricardo Sá Pinto, o clube carioca tenta se reerguer no Brasileirão e fugir da zona da degola.
Leia Também: Conheça o novo técnico do Vasco da Gama
Números do Vasco no 1° Turno
Jogos: 17*
Vitórias: 5
Empates: 4
Derrotas: 8
Gols Pró: 20
Gols Sofridos: 25
Saldo de gol: -5
Aproveitamento: 37.3%
Artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro: Cano/7 gols
Jogadores com maior número de assistências no campeonato: Talles Magno/ 3 assistências