A data se comemora no dia 6 de maio e professor ajuda a quebrar alguns tabus sobre a matéria.
Dia 6 de Maio de 2023 é comemorado o Dia Nacional da Matemática, uma das disciplinas mais temidas nas escolas. Não bem quista por muitos e adora por alguns, a matemática compartilha com a Língua Portuguesa a duas matérias mais importantes da grade escolar, tendo peso dois nos concursos e provas públicas mais importantes do país, como o ENEM.
A data para se comemorar a importância da disciplina é o aniversário do matemático Júlio César de Mello, também conhecido como Malba Tahan, autor de diversos livros sobre matemática, nos quais mistura os preceitos da disciplina com a literatura de romance. Seu livro mais famoso é “O Homem Que Calculava”, onde Tahan narra a história do calculista persa Beremiz Samir, que viaja pelo Oriente Médio durante o século XIII, resolvendo mistérios e problemas com a matemática, de maneira tão impressionante que Samir faz parecer mágica.
A fim de comemorar a data e quebrar alguns tabus em relação a matemática, o Prof. Daniel Ferretto – dono canal do YouTube “Professor Farretto” e da plataforma de estudos de mesmo nome – desmitifica cincos mitos sobre a matéria:
1 – A Matemática é disciplina mais difícil de todas – Falso: a matemática é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com a prática e persistência. Este mito é um dos que mais desanima os alunos em estudar a matéria.
2 – Não há criatividade com a matemática – Falso: muitas pessoas consideram a matemática “exata demais”, mas a verdade é que a disciplina é uma ciência criativa que possibilita a encontrar soluções inovadoras e desenvolver novas teorias e conceitos;
3 – Para aprender matemática, precisa ter uma calculadora – Falso: apesar de ser uma boa ferramenta para ajudar a fazer os cálculos, a calculadora inibe o raciocínio lógico que uma questão precisa para ser resolvida.
4 – É necessário saber as Quatro Operações – Verdadeiro: adição, subtração, divisão e multiplicação são as operações necessárias para se aprender e aprimorar na evolução do estudo da matemática.
5 – Só se aprende decorando fórmulas – Falso: não adianta decorar várias fórmulas e não exercita-las para aprimorar a habilidade no momento de fazer uma prova para um concurso, por exemplo.