Jornal DR1

Livrarias com a cara do Rio de Janeiro

Para os cariocas amantes dos livros, listamos três livrarias com a alma carioca para você conhecer

O brasileiro gosta de ler e o carioca principalmente! Afinal, dos megaeventos que movimentam a cidade, a Bienal do Livro Rio é um deles. O Rio também é o lar da Academia Brasileira de Letras e berço de alguns dos grandes nomes de nossa literatura: Machado de Assis, João do Rio, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, são alguns desses nomes. E vale citar Clarice Lispector, que mesmo não sendo carioca de nascimento, adotou a cidade como lar e passou a maior parte de sua vida aqui.

Se o Rio é berço de grandes nomes da literatura brasileira e sede de um das maiores feiras de livros do país, é claro que livrarias icônicas e com a identidade carioca não iriam faltar pela cidade. Listamos algumas livrarias para você conhecer, visitar, comprar livros novos e tirar uma tarde agradável de leitura dentro delas:

Livraria e Edições Folha Seca

Localizada na Rua do Ouvidor, nº37, essa livraria é tanto para quem é amante dos livros quanto apaixonado pelo futebol. Com a cara do Rio de Janeiro, a livraria possui uma variedade de títulos sobre futebol, samba e elementos cariocas variados, além de edições raras e fora do catálogo de editoras, como Songbooks, da extinta Lumiar Editor.

Comandada pelo livreiro Rodrigo Ferrari, a tradicional livraria além de uma joia rara na rua que é praticamente a artéria aorta do Centro da Cidade, conseguiu resistir bravamente a Pandemia de Coronavírus graças a engenhosidade de seu livreiro.

Ferrari inicialmente teve a ideia de criar uma plataforma de arrecadação virtual, onde vendeu “vales” a partir de 50 reais que se tornaram descontos na compra de livros quando a situação normalizou. O livreiro também investiu bastante na identidade da livraria Folha Seca, criando sacolas e banners exclusivos, além de obras editadas pela própria livraria.

Tamanha a importância da Folha Seca para a Rua do Ouvidor e do Centro do Rio, que Ferrari conseguiu arrecadar mais de 116 mil reais para manter o negócio funcionando, sendo que sua meta era chegar a 40 mil. Prova que a Livraria e Edições Folha Seca é mais do que um loja de livros e sim uma comunidade.

E o que o carioca tá esperando para se juntar a essa comunidade?

Livraria Blooks 

Já se você é um cinéfilo além de leitor voraz, você pode encontrar livros que englobem seu amor pela leitura e a Sétima Arte na Livraria Blooks, localizada na Praia de Botafogo, nº 316. Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que tem no livro não um produto comercial, mas uma fonte de cultura, conhecimento e transformação.

Pequenina, mas charmosa, com um visual moderno mais ao mesmo tempo dando aquela velha sensação acolhedora de uma livraria, a Blooks fica dentro do Espaço Itaú Cinema, a poucos metros do Botafogo Praia Shopping. Então, enquanto espera seu filme começar, vale a pena matar o tempo de espera dentro da livraria, conferir as últimas novidades ou encontrar livros próprios para quem é apaixonado por filmes.

Point HQ

Tem livraria para quem é fanático por futebol e samba, tem livraria para quem é cinéfilo. E há também uma livraria para quem é aficionado histórias em quadrinhos: a Point HQ, que é localizada na Tijuca, em das ruas mais importantes do bairro, Conde Bonfim, nº 685.

Esta livraria possui uma variedade praticamente infindável de mangás (quadrinhos japoneses), quadrinhos populares, tradicionais ou de arte, sejam nacionais ou estrangeiros.

Para quem ama esse tipo de literatura, a Point HQ é um oásis no Rio de Janeiro.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24