Jornal DR1

Viver Bem: “Há de se ter qualidade de vida aos anos vividos”

A gerontologia surgiu da união de diversas disciplinas que contribuem para o estudo do processo do envelhecimento. O envelhecimento humano é um processo natural, contínuo, irreversível e não patológico, o qual se caracteriza, pela redução gradual e progressiva da capacidade funcional e cognitiva.

A gerontologia está voltada ao estudo da longevidade, e da qualidade de vida do idoso, abrangendo estudos nas diversas áreas da saúde, ciências humanas, sociais dentre outras.

A gerontologia surgiu como prática profissional, no início do século XX, preocupada em compreender o processo do envelhecimento e atender os problemas mais comuns dos idosos. Tratando e cuidando dos doentes na cura das doenças. Além de ter foco principal na prevenção, antes que elas se instalem.

Temos vários documentos, nacionais, que ressaltam a necessidade de atenção a saúde do idoso, ser prestada de forma integral e Inter profissional, destacando também a necessidade de formar profissionais voltados para essa atenção.

Nós gerontólogos, temos como missão, atentarmos a promoção da autonomia, independência e capacidade funcional do idoso, de forma que: este será dotado de um conhecimento, acerca de suas necessidades, promovendo em si, um autocuidado contínuo e integral, proporcionando então, um processo de envelhecimento saudável, através de um trabalho humanizado, vendo cada indivíduo como único e que merece ser tratado da melhor maneira possível.

Tenho em mente que é necessário se trabalhar em uma equipe multidisciplinar, pois através da ficha de anamnese, avaliação gerontológica sempre que necessário fazemos os devidos encaminhamentos ao profissional devido.

O trabalho do gerontólogo vai muito além, trabalhamos com um olhar holístico com foco em prevenção, estimulamos hábitos saudáveis, boa alimentação, hidratação, atividades físicas assistidas, palestras, atividades em grupos, práticas terapêuticas humanizadas, tudo para promover qualidade de vida desse idoso e de seus familiares e cuidadores envolvidos. Lembrando que a humanização é parte indispensável desse processo.

Enfim, finalizo com essa frase muito bem definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

saúde é um estado completo de bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença.”

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded