A Primeira advogada letrada do Brasil foi Myrthes Gomes de Campos nascida em Macaé no Rio de Janeiro em 1875,Antes dela houve outras mulheres que chegaram na universidade mas não conseguiram se inscrever na ordem dos advogados optando em lecionar.
Myrthes ao tentar se inscrever no Instituto dos advogados do Brasil,mas por ser mulher recomendaram que se inscrevesse como estagiária , como aconteceu, foi impedida a advogar quando se formou em bacharel, pela grande resistência da sociedades, as conquistas foram de forma lenta.
As mulheres somente foram autorizadas a estudarem no Brasil em 1827, após 300 anos depois de ser fundada a primeira escola no Brasil.
Myrthes só conseguiu ser notada, quando defendeu um homem que tinha matado um outro rapaz a facadas defendendo-o de forma brilhante, pelo seu poder de persuasão e sua oratória. Ela conseguiu ganhar o caso, só a partir daquele momento foi permitido que ela fosse inscrita na ordem dos advogados
Ademais ,Mirthes como advogada teve grande importância para a sociedade brasileira pois através da sua advocacia ela lutou pelo direitos das mulheres como a Conquista do voto, a igualdade salarial, à liberdade do seu corpo, a vida e muitos outros direitos .
Neste mês de outubro se comemora o mês da advogada brasileira. Aconteceu no dia 21 de outubro a Terceira Conferência da mulher advogada, onde o tema foi: Nossas vozes como protagonistas da transformação social e jurídica.
Os assuntos abordados foram a igualdade de gêneros, inclusão, políticas públicas para as mulheres,as mulheres e o sistema de justiça,e muitos outros para continuar a busca incessante para que os direitos de todas as mulheres sejam respeitadas.