Estamos vivendo um momento, nunca vi isto na história e muita das vezes nós não sabemos o que fazer diante de tantas desilusões, injustiças, guerras, fome, doenças e etc. Mas o senhor Jesus Cristo nos alertou dizendo que no mundo teríamos aflições, mas para termos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. (Jo 16, 33). E que no final dos tempos, tudo isto iria acontecer. “E, por se multiplicar iniquidade, o amor de muitos se esfriará.” (MT 24, 12).
E você, querido leitor, o que tem feito diante do que está vendo?
“Somos ricos das riquezas que doamos” (A.C.C).
“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.”. Lançar o pão nos dá várias interpretações, mas quero compartilhar uma bem simples e objetiva.
A palavra pão aparece na Bíblia 390 vezes. E quem não se lembra da famosa frase bíblica “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” (Mt 6, 11). O Pão, não é somente para saciar nossas necessidades biológicas, mas também o seu trabalho, tempo, património e etc. Então o sábio nos diz: “lança o teu pão”. O que quer dizer isso para nós? Quer dizer Investe o teu dinheiro e não simplesmente acumula-o, faça alguma coisa com ele, faça-o crescer, faz com que o seu dinheiro venha trabalhar para você. Antigamente as pessoas guardavam no colchão e muitas das vezes, acabavam perdendo, por causa da desvalorização ou troca da moeda.
Existe um ditado popular que diz: “Jacaré parado, vira bolça.”. E é assim que acontece com o dinheiro parado, ele ($$$) não rende. Então lance o teu pão, isto é, multiplique o seu talento, tempo, dinheiro, patrimônio e etc. A Bíblia nos orienta e muito sobre finanças. Em Mateus 25.14-30 vemos um grande ensinamento de como “lançar o teu pão” aonde você pode ser bem sucedido ou não. Deus nos deseja tudo de bom, e quer que desfrutemos do nosso pão de cada dia. “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras”. (Ec 9,7). Deus se agrada de tudo que você tem feito, isto é, de seu trabalho. E no mesmo Livro continua nos orientando. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma”. (Ec 9,10).
E o que você tem feito com o seu pão? Então lançar o teu pão, significa que você deve semear (plantar).
“Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.”(Ec 11.4). Você não pode ficar parado, tem que chegar e fazer o seu trabalho, mas você só vai comer aquilo que você plantar (Gl 6, 7). Então plante coisas boas e lance o teu pão, isto é, invista o seu tempo, o seu dinheiro e seja generoso. ” Pela manhã (cedo), semeia (trabalhe, isto é, invista) a tua semente ( dinheiro, tempo e etc.) e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará ; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.”(Ec 11.6) E depois desfrute do que Deus tem colocado em suas mãos, lançando o teu pão e repartindo com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra (E 11.2), isso nos ensina muito para que sejamos generosos com os nossos bens. E em qualquer dos casos, o mal que haverá sobre a terra fala dos tempos de dificuldade quando se precisa de amigos e investimentos seguros. Então saiba onde irá lançar o teu pão e depois de muitos dias o achará.
“Amado(a), desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenha saúde, assim como bem vai a tua alma.”(3 Jo 3).
Jesus Cristo é a nossa força!