Jornal DR1

Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, apresentam: Isaura

Espetáculo que homenageia a bailarina Isaura de Assis estreia em maio, no Rio de Janeiro

Isaura é um espetáculo de dança que faz homenagem e conta a história da bailarina, professora e coreógrafa Isaura de Assis, uma das grandes referências das Danças Negras no Rio de Janeiro, idealizada pela também bailarina e coreógrafa, Aline Valentim. o projeto é uma produção da ELabore.kom, dirigido por Cátia Costa e tem como objetivo principal reverenciar a trajetória da artista que pertence a uma geração que marcou história, auxiliando na constituição e fundação do campo estético, político e artístico das danças negras cariocas.

Pensando no enfrentamento ao apagamento de histórias de mulheres negras, o espetáculo de dança Isaura, realiza temporada no Rio de Janeiro, no mês de maio, e conta com a preparação corporal de Mestre Manoel Dionísio, direção artística de Cátia Costa e musicistas convidados. Isaura leva ao público a história e o legado deixado pela bailarina, que é uma das pioneiras da dança negra na capital fluminense, além de reforçar a luta contra o apagamento de seu legado.

A ideia surgiu há alguns anos, depois de um encontro de uma ex-aluna de Dona Isaura e Aline e surgiu o desejo de levar a cena esta história de forma mais profunda e substancial. Segundo Aline, o espetáculo é um desejo de contar a história dessa linhagem, que engloba não só Isaura de Assis, mas também Dona Mercedes Batista, Mestre Dionísio e tantos outros que fizeram e fazem história nas artes e na dança e ela lembra ainda que a visibilidade dessas pessoas tem voltado aos poucos. 

“Quero somar nessa visibilidade, me colocar em cena como artista de uma outra geração, mas que está olhando para trás, igual a um pássaro Sankofa, para saber de onde vem e da importância de cada um de nós para reencontrar essa história e seguir fazendo nossa arte”, afirma. 

Mestre Dionísio, ex-aluno de Dona Isaura e Dona Mercedes Batista, enfatizou que a performance remeteu a outros tempos e conseguiu trazer os traços de Dona Mercedes Baptista para o espetáculo Isaura“Quando vi essa menina em cena, estava vendo Dona Mercedes Batista. Quando eu falei com ela, nós nos emocionamos, eu senti: ‘isso aí é Dona Mercedes’. Quis Deus que essa mesma pessoa me fizesse um convite para participar de um espetáculo para falar de uma outra pessoa que tenho um carinho imenso, maravilhoso, que é a Isaura de Assis”, comenta. 

“Como discípulo de Dona Mercedes, tudo que consegui na minha vida até hoje, foi dançando. Se eu tivesse seguido a carreira militar, eu não sei se seria tão feliz como sou fazendo parte da dança”, completa o preparador corporal.

Cátia Costa, diretora artística do espetáculo, agradece o convite feito por Aline Valentim e reforça a importância de levar o legado de Isaura à frente. “É muito importante o Rio de Janeiro pensar essa ancestralidade do samba, da dança afro, da dança contemporânea, através da nossa querida mestra Isaura de Assis, fazendo essa homenagem à essa artista que está no nosso tempo. Tem muitos ‘filhos e filhas’ dela presentes, trabalhando, que de uma certa forma conseguiu fazer um espetáculo que mostre um pouco da biografia dela”, comemora. 

Espetáculo Isaura 

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

3 de maio, 19 horas

R. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro

Teatro Carequinha

R. Oliveira Botelho, s/nº – Neves, São Gonçalo

18 de maio, às 19 horas

Teatro Nova Iguaçu

R. Cel. Bernardino de Melo, 1081 – Caonze, Nova Iguaçu

25 de maio, Horário a confirmar

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

Lotação: Sujeito à lotação

Gênero: Dança

Ingressos: Gratuito 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded