Maior evento de vinhos portugueses no Brasil acontece até o dia 9 de junho, no Jockey Club Brasileiro, e no fim de semana seguinte, de 13 a 15, é a vez de São Paulo receber a atração, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), no Parque Ibirapuera
A partir desta sexta-feira, dia 07, os amantes de bons vinhos celebram a chegada da 11ª edição do evento Vinhos de Portugal. Realizado pelos jornais O Globo, Valor Econômico e o português Público, o maior encontro de rótulos portugueses no Brasil traz uma verdadeira imersão na cultura do país, e reúne mais de 90 produtores locais e quase 800 das suas criações favoritas. No Rio de Janeiro, acontece de 07 a 09 de junho, no Jockey Clube Brasileiro. Já em São Paulo, será realizado, pela primeira vez, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), no Parque Ibirapuera, nos dias 13 a 15. Os ingressos para os dois espaços mais concorridos pelo público, o salão de degustação e provas, estão disponíveis na plataforma Ingresse, com valores a partir de R$157,30. A área de convivência, onde estarão localizadas as opções gastronômicas, stands, bares e loja, tem entrada livre e gratuita.
O Vinhos de Portugal 2024 contará com stands de diferentes regiões, e celebra, pelo seu segundo ano consecutivo, o recorde de Comissões de Vinho participantes. Seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo, o público terá a oportunidade de degustar rótulos únicos e inesquecíveis, que são um verdadeiro sucesso em todas as edições, além de novidades inéditas na história do evento, como as vinícolas Beira Interior, Barroca da Malhada e Quinta do Cardo, que fazem sua estreia em junho.
Assim como nas demais edições, o evento se divide em três principais áreas: o salão de degustação, que oferece oportunidade de aproximação direta com produtores e enólogos, com ingressos a partir de R$157,30; as provas, atividades mais seletas guiadas por profissionais e especialistas de destaque no setor, com valores iniciais de R$ 280,50 por pessoa; e a área de convivência, com entrada franca, onde estão localizadas a área gastronômica, o wine bar, loja de vinhos e as atividades destinadas ao público geral, como o tradicional bate-papo sobre o universo dos vinhos, que foi um destaque nos últimos anos, “Tomar um Copo”.
Salão de Degustação e Provas
Com o intuito de incentivar o conhecimento e aprendizado sobre vinhos através da experimentação, as salas de provas e degustação promovem oportunidades imperdíveis, tanto para amantes de longa data da bebida, quanto para aqueles que desejam se aprofundar nesse universo.
No salão de degustação, serão apresentados quase 800 rótulos de diferentes regiões lusitanas, como Alentejo Beira Interior, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Porto e Douro, Tejo e Vinhos Verdes. No local, os mais de 90 produtores se reúnem ao longo dos dias de evento, para mostrar ao público as suas criações favoritas. Serão conduzidas nove sessões em cada cidade, com a duração de duas horas cada, nas quais a primeira é exclusiva para profissionais do setor. Em 2023, mais de 620 participantes frequentaram o espaço e tiveram contato próximo aos produtores locais.
Já na sala de provas, os consumidores serão guiados por um time experiente de especialistas e críticos, com rótulos exclusivos. Serão conduzidas 16 provas por cidade, por aproximadamente uma hora. Profissionais do segmento, como o Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Júnior; o crítico do Valor Econômico Jorge Lucki; a sommelière do restaurante de uma estrela Michelin ORO, Cecília Aldaz; os jornalistas do Público Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho; e o crítico e diretor da revista de vinhos Grandes Escolhas, Luís Lopes, são figuras confirmadas na apresentação.
Nesta edição, as 16 provas serão divididas em temáticas diferentes, com destaque para o enoturismo e figuras renomadas do setor. Vinícolas como a Casa Ferreirinha, produtora do icônico vinho Barca Velha, e a Adega Cartuxa, com sua colheita de Pêra–Manca, ganharão sessões exclusivas, guiadas por Dirceu Vianna Júnior e Jorge Lucki, tanto na cidade maravilhosa quanto na capital paulista. Com rótulos sofisticados, que, por vezes, ainda nem chegaram ao Brasil, o ambiente é uma oportunidade imperdível para degustar, e, sobretudo, aprender sobre esse universo, ao lado dos principais profissionais do ramo, brasileiros e portugueses.
Área de Convivência
Na área de convivência, que tem entrada franca para o público, serão promovidos bate-papos descontraídos sobre histórias e encontros proporcionados pelos vinhos, em uma conversa chamada “Tomar um Copo”. Junto a grandes personalidades brasileiras, enólogos, produtores, críticos e chefs, o encontro faz referência a uma típica expressão portuguesa, normalmente usada quando alguém convida outra pessoa para beber algo. Nas edições do Rio e de São Paulo, participam nomes como a chef sommelier do restaurante de 2 estrelas Michelin Tuju, Juliana Carani; a jornalista, sommelier e influenciadora Pri Matta; o chef do restaurante Gruta de Santo Antônio, Alexandre Henriques; e o tricampeão brasileiro de Sommellerie Diego Arrebola.
Com vista privilegiada para o evento, o espaço de convivência ainda traz wine bar, loja de vinhos, opções gastronômicas, stands com comidas típicas e atividades interativas promovidas pelas marcas parceiras. Para os que não dispensam uma boa culinária, Quinta da Henriqueta, Barsa, Pastrella Massa, Vulcano, Zuca Salumeria, Delícia de Minas, Fazenda Vale da Lua, Tasquinha do Portuga, Arte em Conserva e Sorvete Vitali reúnem opções para todos os gostos.
De Águas Prata a Shopping Leblon: as ativações de marca presentes no Vinhos de Portugal 2024
Para além da programação das salas de provas e degustação, a área de convivência reserva um espaço especial para as ativações interativas das marcas parceiras do Vinhos de Portugal 2024.
Neste ano, as comissões de Lisboa, Alentejo e Tejo levam ações de marca exclusivas para a edição. Lisboa promove uma área para fotos, junto a uma experiência única com óculos de realidade virtual, enquanto Alentejo, pioneiro na conquista do selo de sustentabilidade para os seus vinhos, leva um stand sustentável com jogo da memória e brindes para os participantes. Tejo inclui um balanço para photo opportunity, e realiza um sorteio inédito para o público que sonha em conhecer a sua região.
A Águas Prata marca presença, mais uma vez, no Vinhos de Portugal, com ativações distribuídas nos três principais espaços do evento. No salão de degustação e nas provas, acontecerá a distribuição de água para todos os participantes e produtores, enquanto na área de convivência, os consumidores ali presentes também terão a chance de registrar seu momento favorito no stand oficial da marca.
O local também receberá uma ativação inédita da AB Gotland Volvo. Os consumidores que visitarem o espaço e participarem da dinâmica envolvendo a exposição do carro Volvo EX30, ou realizarem seu cadastro na loja, poderão ganhar brindes especiais.
A área de convivência, que será repleta de ombrelones do Shopping Leblon, ainda receberá ações do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal. O primeiro promove um jogo de roleta, com perguntas e direito a brindes, e o segundo levará aos três dias de Vinhos de Portugal uma bicicleta de brasões, placas decorativas e elaboração de sketchs desenhados ao vivo e chapéus produzidos por artesãos.