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As 6 etapas de um ponto “ao ponto”. (Parte 1)

Foto: Reprodução

Você já parou para pensar qual é a principal razão para milhares de negócios fecharem as portas, no Brasil? Eu te respondo: A escolha do ponto comercial! Não adianta argumentar, mesmo que você tenha o melhor produto de toda a galáxia, o seu negócio irá naufragar se você escolher o local errado para abri-lo. E por que não ignorar esse ponto estratégico para o seu negócio? Vem descobrir comigo e descubra os 6 passos que irão tornar essa decisão mais assertiva para você. As 3 primeiras serão para te ajudar a enxergar os caminhos possíveis e depois irei afunilar para que você escolha “cirurgicamente”, qual será o ponto ideal para você.

A primeira coisa que você precisa saber quando estiver escolhendo um ponto, é o fato de que você precisa estar onde os seus consumidores estão e não o inverso. Pois é pouco provável que no começo do seu negócio, quando você ainda não é conhecido, consiga atrair o consumidor para a sua loja, em uma região onde ele não passa. E para os que pensam em insistir nisso, prepare-se, pois será necessário um alto capital inicial.  Entretanto, escolher um ponto é um processo que precisa ser feito com muita calma e racionalidade, não adianta ser aquele ponto, só porque é pertinho da sua casa! No entanto, quais seriam as coordenadas capazes de minimizar o risco da escolha do ponto errado? Vou te passar em 6 etapas. 1- Defina o seu público-alvo e descubra quais regiões ele costuma frequentar e “cole” neles, porque é muito provável que eles não frequentem os mesmos lugares todos os dias, considerando que alguns dias as pessoas estão de folga e em outros de lazer. 2- Liste os seus concorrentes de sucesso e descubra onde eles estão – Caso a concorrência do ponto que pretende seja muito alta, opte pela estratégia da diferenciação, faça sempre algo diferente e melhor que eles, pois lhe conferirá vantagem competitiva. 3- Se houver a possibilidade de ir para um local onde a concorrência existe em menor ou nenhuma escala, opte por ela, desde que tenha grande potencial futuro de crescimento. Nesse sentido, geralmente são regiões que não possuem o ambiente comercial, mas que compreendem uma área residencial considerável. Todavia, um atalho bastante importante a analisar é se a região pretendida já conta com presença de um shopping, pois com certeza eles já analisaram o público e o potencial; uma outra opção caso você não queira radicar a sua loja dentro do shopping, é se posicionar próximo a ele, porque afinal de contas, eles já analisaram o mercado. A vantagem pode estar nos custos de produto e manutenção da loja, estando próxima, porém fora do shopping. 

Por fim, fique calmo (a)! O risco sempre existirá, porque muita coisa não depende só de você. O importante é focar no processo de análises e estratégias citados anteriormente para que as incertezas não venham a representar um desafio ainda maior a ser superado. Agora, chegou a hora de afunilar, então, depois eu te conto!

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