Jornal DR1

Barulho de fogos no réveillon provoca a morte de cão em Vargem Grande

Foto: Reprodução

Um cão morreu após sofrer um ataque de pânico provocado pelo barulho intenso de fogos de artifício durante a virada do ano, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O caso foi denunciado pela família do animal, chamado Biriba.

Segundo os tutores, Biriba era ativo, saudável e totalmente integrado à rotina da família. Eles relatam que o estresse extremo causado pelos estampidos foi determinante para a morte do cão.

Especialistas alertam que o barulho dos fogos pode desencadear crises severas em animais, incluindo pânico, desorientação, tentativas de fuga e complicações graves de saúde, que podem levar à morte em casos mais extremos.

Em dezembro, o abrigo Toda Vida Importa, que acolhe mais de 800 animais resgatados, também denunciou que cães e gatos sofreram crises de estresse em razão de fogos de artifício disparados durante um jogo.

Desde 2022, o município do Rio de Janeiro conta com uma lei que proíbe a soltura de fogos com estampido, justamente para reduzir os impactos sobre pessoas sensíveis, idosos, crianças, autistas e animais.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded