Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Cães da Guarda Municipal do Rio podem ser adotados pela população

Três cães servidores do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio estão prestes a se aposentar e em busca de um novo lar. São eles Bob, um labrador retriever preto de cinco anos; Morfeu, um belga de malinois de quatro anos; e Lady, uma pastora alemã de quatro anos. Os interessados em proporcionar o merecido descanso para os animais podem se candidatar diretamente no Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1200, fundos, na Mangueira, de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h.

Bob e Lady têm no currículo profissional diversas apresentações do Showdog. Ele é um cão ativo e sociável, já Lady é tranquila e carinhosa. E Morfeu atuava no patrulhamento, em ações de guarda e proteção, e é um cão equilibrado e fiel. Para levar os cães veteranos para casa os interessados passam por um processo de seleção rigoroso, avaliados por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida e querem o bem deles.

São realizadas entrevistas com os possíveis novos donos, em que são avaliadas as condições da casa e o perfil do candidato. Depois, são realizados encontros com os cães para verificar se haverá entrosamento entre os dois. Os escolhidos assinam um termo de responsabilidade e terão que dar garantias de que eles não trabalharão mais. Após esse processo, os cães são encaminhados para os novos donos.

Os cães da Guarda Municipal começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, ao completar sete anos. Após a aposentadoria, a prioridade na fila é do guarda que trabalhou com o animal. Mas muitos, por já terem três, quatro, cinco cachorros de grande porte em casa, não têm condições de adotar. Depois, o processo é aberto para guardas do GCG ou de outras unidades da GM-Rio e também para cidadãos.

Sobre o canil da GM-Rio

O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) foi criado em 24 de março de 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis pastores alemães, sem pedigree. Hoje, o efetivo conta com 38 cães, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento e em ações de interação social com os cidadãos cariocas, por meio de apresentações de Showdog.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença