Jornal DR1

Chuva e granizo vem aí, mas calor ainda se mantém em capitais brasileiras

 

Previsões apontam que a temperatura deve diminuir no máximo em 10° a partir de domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para mudanças climáticas significativas no Brasil, rompendo a onda de calor. São previstas chuvas intensas, rajadas de vento e granizo em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Este sábado (18/11) trará rajadas de vento de 80-100 km/h em áreas do sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No domingo (19), a convergência de umidade central do país, junto à atmosfera quente e instável, pode causar chuvas fortes. Na segunda-feira (20), São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro podem receber até 100 mm de chuva em 24h. O Inmet já emitiu alerta amarelo para tempestades em dez estados, mas o mesmo encerrou na sexta-feira (17). Alerta vermelho para onda de calor permanece em 14 estados e DF.

Apesar das tempestades previstas, as temperaturas devem diminuir significativamente apenas a partir de domingo. Nesta sexta, algumas capitais podem registrar temperaturas próximas a 40°C, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Cuiabá pode atingir 42°C e Goiânia, 39°C. Com a chegada da frente fria, as máximas deverão cair gradativamente, proporcionando alívio a partir de domingo. São Paulo e Rio de Janeiro podem ter uma queda de até 10 graus entre sábado e domingo.

 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24