Jornal DR1

Chuva forte na Zona Oeste causa transtornos e impacta linhas do BRT

Foto: Reprodução

A chuva forte na Zona Oeste do Rio de Janeiro provocou transtornos na tarde desta quinta-feira (15), com registros de alagamentos, quedas de árvores e impactos na circulação do transporte público. Bairros como Campo Grande, Sepetiba, Inhoaíba, Guaratiba e Cosmos foram afetados pela intensidade da precipitação.

De acordo com o Centro de Operações Rio, o Sistema Alerta Rio registrou chuva muito forte, acima de 12,5 mm, em diversos pontos da cidade no fim da tarde. Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados em Campo Grande (81,8 mm), Sepetiba (66,8 mm), Jacarepaguá/Tanque (34,8 mm), Bangu (26,2 mm) e Avenida Brasil/Mendanha (23,6 mm).

Entre 15h30 e 16h30, houve registro de chuva muito forte em Sepetiba, com 33,6 mm, e de chuva forte em Campo Grande, com 14,8 mm. A intensidade da chuva provocou a formação de diversos pontos de alagamento, dificultando a circulação de veículos e pedestres.

Em Campo Grande, carros ficaram com água até a metade no cruzamento da Estrada Santa Maria com a Rua Domingos Meireles. Às 18h40, ainda havia bolsões d’água em trechos da Avenida Cesário de Melo, na Estrada do Mendanha e em ruas como Laudelino Vieira de Campo, Professor Castilho e Campo Grande. Também foram registrados alagamentos nas ruas Gramado e Camaipi, além de pontos próximos ao Parque Oeste, em Inhoaíba.

Segundo informações do COR, ao menos oito árvores caíram durante o temporal, três delas sobre fiações. As ocorrências foram registradas em vias de Campo Grande, Inhoaíba, Sepetiba, Guaratiba e Cosmos, exigindo a atuação de equipes de emergência para desobstrução das vias e retirada de galhos.

Circulação de BRT

A chuva também afetou a circulação do transporte público. De acordo com a MobiRio, os bolsões d’água na Avenida Cesário de Melo, nas proximidades do Parque Esperança, levaram à interrupção temporária da linha 17 do BRT (Santa Cruz x Campo Grande – Parador), por questões de segurança. O serviço foi normalizado por volta das 19h.

A queda de uma árvore na Estrada do Piaí, em Sepetiba, também impactou a linha de conexão 28 (Curral Falso x Pingo D’Água), que passou a operar com intervalos irregulares durante parte da tarde.

A orientação das autoridades é para que os moradores evitem áreas alagadas, redobrem a atenção no trânsito e acompanhem os avisos oficiais em caso de novas pancadas de chuva ao longo da noite.

Confira também

Nosso canal