Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Cidade das Artes promove campanha de doação de sangue na próxima segunda-feira, dia 27

 

Os 100 primeiros doadores receberão dois ingressos para um dos espetáculos em cartaz até o dia 22/12
A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, promove uma campanha de doação de sangue, em parceria com o GSH Banco de Sangue Serum, na segunda-feira, dia 27/11. A ação acontece durante o Rio WebFest 2023, o principal festival de webséries do mundo, que será realizado nesse espaço cultural, de 25 a 28/11, com o público estimado de 500 pessoas por dia. Os 100 primeiros doadores receberão dois ingressos para um dos espetáculos apresentados pela Cidade das Artes, até 22 de dezembro de 2023 (sujeito a limite por espetáculo).
Na ocasião, a Sala de Ensaio 1 receberá a estrutura do banco de sangue para triagem dos doadores e coleta, em um ambiente apropriado e com capacidade para receber cerca de 150 bolsas ao longo do dia.
Nomeada de Cultura é Vida, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e acontece na semana do dia 25 de novembro, quando comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A Cidade das Artes, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, considera a arte um importante instrumento de inclusão social e por isso firma parcerias com instituições que contribuem para o bem da sociedade carioca.
“Mais uma vez a Cidade das Artes é sede de uma campanha que salva vidas. Fomos base para a vacinação contra a COVID-19 e, agora queremos ajudar quem precisa de sangue para viver. Venham doar! Essa é uma ótima oportunidade para entender o valor do gesto solidário”, diz a presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz.
Entre os pré-requisitos para realizar a doação de sangue, o voluntário precisa apresentar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não precisa estar de jejum e não ter feito tatuagem e piercing nos últimos 12 meses.
“Esta parceria com o Cidade das Artes, para estarmos presentes com um posto de coleta de sangue em um evento de grande repercussão, certamente contribuirá para o equilíbrio dos nossos estoques sanguíneos que enfrentam longos períodos de queda. Esperamos que a população compareça e faça sua doação de sangue”, conclui Mário Sampaio, profissional do setor de captação do GSH Banco de Sangue Serum.

 

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

 

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho