Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Dia mundial da infância ganha desenho animado que informa e educa crianças sobre questões importantes contra violências

“Que Corpo É Esse?” aborda violências contra crianças e adolescentes de modo informativo e educativo

Estreia da nova temporada será hoje, em homenagem ao Dia Mundial da Infância.

A terceira temporada da minissérie “Que Corpo É Esse?” estreia no Canal Futura hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Infância, data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para conscientizar famílias e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.

A nova temporada da série de animação foi produzida em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal — organização de referência na promoção de ações que colaboram para o desenvolvimento integral da criança, com foco na primeira infância — e apresenta histórias dos irmãos Ariel e Dandara, com seus pais, irmãos, avós e amigos, destacando as diversas formas de cuidados e maneiras positivas de educar e de se relacionar no cotidiano, de maneira lúdica e educativa.Entre os principais temas abordados, estão os direitos dos bebês; o racismo como forma de violência, parentalidade positiva, redes de proteção, maus tratos e violência como punição física. A estreia será dia 21 de março, às 16h15, com exibição de todos os cinco episódios em forma de maratona, e ficará disponível também na Globoplay e Canais Globo.

Foto: Divulgação

Os temas se relacionam também com os abordados na última temporada de “Que Corpo É Esse?”, que conquistou o top 3 dos programas mais assistidos do Canal Futura nos Canais Globo em 2021.

A conexão das temporadas é estratégica para a consolidação do processo educacional, em que se busca, em cada nova série, lembrar os temas abordados nas produções anteriores, como também trazer um novo assunto que provoque e suscite um outro olhar e mais análises, que possam continuamente ampliar o debate sobre a violência contra crianças.

Conta Heloisa Mesquita, Gerente de Implementação no LEd – Laboratório de Educação na Fundação Roberto Marinho.

Falar sobre violência infantil é uma necessidade que se impõe, entre outras coisas, pelo contexto cultural que atravessamos enquanto sociedade – avalia Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

É uma felicidade para nós ter a credibilidade do Futura, com formatos inovadores e sensíveis de falar sobre primeira infância para as famílias, a fim de conscientizar e prevenir sobre o impacto da violência no desenvolvimento de nossas crianças – finaliza Luz.

A série faz parte do projeto “Crescer Sem Violência”, parceria entre a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, Childhood Brasil e UNICEF Brasil, que tem por objetivo propagar informações e metodologias qualificadas para ajudar no enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes, com ênfase nas violências sexuais, de modo informativo, atraente e sem expor as vítimas.

O Crescer Sem Violência atua em formações presenciais e à distância para capacitar educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente em todo o país,

formando uma grande rede de prevenção e enfrentamento de casos de violência. Para isso, o projeto conta com a apoio de três séries audiovisuais – “Que Exploração É Essa?”, “Que Abuso É Esse?” e “Que Corpo É Esse?” — além de metodologias e cadernos pedagógicos.

Produzida pela Split Studio, “Que Corpo É Esse?” é composta por cinco episódios de aproximadamente três minutos cada, e um minidocumentário especial, que vai ao ar no dia 29 de abril, às 17h20. A programação faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação do Futura dedicada à Educação Básica, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros.

SERVIÇO:

Que Corpo É Esse?

A nova temporada traz histórias sobre primeira infância e família sob o olhar leve e curioso de Ariel e Dandara, contando um pouco mais sobre cuidados e maneiras positivas de educar as crianças.

Estreia: 21 de março, às 16h15.

Reprises: Toda sexta-feira, às 9h

Minidocumentário extra: 29 de abril, às 17h20

Classificação: livre

SOBRE O FUTURA

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.

SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.

 

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho