Além das batalhas, o evento contará com um show de abertura com Kdu dos Anjos
O projeto Favelinha na Estrada, idealizado pelo multiartista mineiro Kdu dos Anjos, faz sua primeira parada no Rio de Janeiro com dois eventos gratuitos, promovendo a ocupação de espaços culturais pelo funk e fortalecendo conexões entre periferias de diferentes regiões. No sábado, 16 de novembro, às 19h, a Cia Favelinha apresenta o espetáculo Brinco de Ouro no Teatro Dulcina, apoiado pelo Programa Funarte Aberta. No domingo, 17 de novembro, a partir das 14h, o EstudeoFunk – Fundição Progresso recebe a Disputa Nervosa, batalha de dança funk aberta ao público.
Patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o projeto seguirá para outras sete capitais, entre elas Fortaleza, Porto Alegre, Manaus e São Paulo, com o intuito de expandir a cultura periférica por meio do funk e promover a inclusão em espaços artísticos nacionais.
O espetáculo Brinco de Ouro, interpretado por sete artistas, tem 60 minutos de duração e carrega elementos afro-diaspóricos vivenciados pelos intérpretes criadores. Também traz influências da capoeira, samba, vogue, rebolado, mtg, passinho foda e celebra, principalmente, a expressão do passinho de BH.
Já a etapa nacional da batalha de funk Disputa Nervosa dá protagonismo para dançarinos de funk das quebradas do Brasil, conectando esses artistas a outros de variadas partes do país, através de um elo forte e poderoso que é a cultura urbana. Nele, são exaltados os diferentes movimentos, ritmos e estilos que existem no funk brasileiro, dando também ao público a oportunidade de conhecer essas variadas manifestações.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível nas bios oficiais dos perfis Lá da Favelinha e do Disputa Nervosa. Além das batalhas, o evento contará com um show de abertura com Kdu dos Anjos.