Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

FinSpy: Auxílio ou Opressão?

O FinSpy, também conhecido como FinFisher ou Wingbird, é um aplicativo de vigilância. Esse software foi desenvolvido e distribuído pela International Gamma e é comercializado como uma ferramenta que supostamente auxilia na execução da lei. No entanto, os pesquisadores de segurança têm recebido inúmeros relatos do FinSpy sendo usado contra alvos como ativistas dos direitos humanos e civis inocentes. Isso fez dele um programa controverso que cada vez mais está sendo classificado como uma ameaça e não como software legítimo.

O FinSpy permite a sua instalação em computadores explorando vulnerabilidades conhecidas em softwares desatualizados. Embora ele possa ser usado em uma legítima operação de imposição da lei, foram recebidos relatórios indicando que o mesmo tem sido usado por regimes opressivos (tais como o regime do ditador egípcio deposto) e por indivíduos obscuros que definitivamente não estão ligados a legítimas operações.

Capaz de espionar praticamente tudo dentro da máquina e de coletar diversas informações de usuário, o FinSpy foi atualizado para controlar computadores desde o sistema de boot, ou seja, ele age naquele processo de inicialização de uma máquina até o carregamento do sistema operacional, fazendo com que nem a formatação do computador resolva o problema.

Ele é projetado para coletar credenciais de usuário, listagens de arquivos, documentos confidenciais, gravar pressionamentos de tecla, desviar mensagens de e-mail. Além disso, o spyware é capaz de interceptar chats, chamadas e arquivos transferidos e capturar áudio e vídeo por meio de microfone e webcam de uma máquina.

Infelizmente não há muito que se fazer para proteção, o conselho que fica é seguir as diretrizes usuais: Não acesse links suspeitos recebidos via e-mails, aplicativos de mensagens ou SMS, não tente obter acesso root (Android) ou executar jailbreak (IOS) nos dispositivos com acesso a dados importantes, e use uma solução de segurança de confiança que possa tentar detectar este tipo de ameaça.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias