O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital da Prova Nacional Docente 2025, iniciativa que busca avaliar e mapear a formação dos futuros professores do Brasil. A avaliação será destinada aos concluintes da primeira licenciatura nas áreas de pedagogia e demais cursos voltados à educação básica.
Segundo o edital, a inscrição será feita pelas instituições de ensino superior entre os dias 15 de julho e 5 de agosto de 2025. Já a aplicação da prova está prevista para 17 de novembro, em todo o país. A participação será obrigatória para estudantes habilitados, e sua realização será um dos critérios de colação de grau em cursos avaliados.
A Prova Nacional Docente tem como objetivo subsidiar políticas públicas, além de fornecer dados sobre a qualidade da formação inicial dos professores. O exame contará com 40 questões objetivas e uma questão discursiva, abordando conhecimentos pedagógicos, práticas de ensino e fundamentos das áreas específicas.
O resultado individual não terá impacto direto na trajetória do estudante, mas os dados coletivos serão utilizados para aprimorar os cursos de licenciatura. O Inep também prevê divulgar relatórios por instituição e área de formação. O edital completo está disponível no site do Inep.





