Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Ministério da Educação divulga resultado do SiSU 2024

Foto: Jacqueline Lisboa/Esp.Metrópoles

Candidatos têm do dia 1 a 7 de fevereiro para realizar a matrícula

O tão sonhado momento para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade federal chegou. O Ministério da Educação (MEC) liberou hoje (30), o resultado da chamada regular de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista dos aprovados nessa primeira chamada já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso do MEC.

A seleção dos estudantes ocorreu por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023. No total, foram ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de ensino superior. Agora, os selecionados têm do dia 1 a 7 de fevereiro para fazer a matrícula. Nesta etapa, é importante ficar atento ao calendário e procedimentos de cada instituição.

Candidatos que não conseguiram passar na chamada regular de nenhuma das duas opções escolhidas no SiSU, pode manifestar interesse em participar da lista de espera entre terça-feira (30/1) e 7 de fevereiro.

Além disso, o SiSU adotará as atualizações da Lei de Cotas, que garante a reserva de 50% das vagas para candidatos que se identificam como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, desde que tenham concluído o ensino médio em instituições públicas de ensino.

O que é o SiSU?

O SiSU é um dos principais métodos de entrada para a universidade pública no país. A seleção acontece com base na média da nota do candidato na edição mais recente do Enem, neste caso, a edição do ano passado. O sistema informa o limite de oportunidades por curso e modalidade de concorrência.

Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista no ranking na quantidade de vagas ofertadas, com 9.240 oportunidades. Em seguida, a Universidade Federal Fluminense (UFF) ocupa o segundo lugar, com 8.788. Já a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) figura a terceira posição, ofertando 7.750 vagas.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença