O passeio e a caminhada de pedestres e ciclistas nas áreas de lazer da orla do Rio de Janeiro são bastante comuns e têm aumentado com a pandemia, se tornando um modo de evitar aglomerações em ônibus e metrôs, além de se exercitar no dia a dia. E um aspecto que precisa ser abordado é o respeito dos ciclistas em relação à velocidade nas ciclovias. Algumas pessoas exageram neste ponto e acabam provocando alguns acidentes que poderiam ser evitados.
Diante desse cenário, os ciclistas precisam colocar em prática uma regra tão importante quanto esquecida: no trânsito, o mais vulnerável sempre tem preferência. Exemplo, os motoristas sempre devem zelar pelos ciclistas e pedestres. Ao se deparar com um pedestre na ciclovia ou ciclofaixa, deve-se diminuir a velocidade e cuidar da sua segurança.
O pedestre também pode colocar em prática algumas ações que facilitarão a boa convivência: andar no sentido contrário, pois assim verá as bicicletas que se aproximam. Dessa forma, ele mesmo poderá abrir caminho com um passo para o lado.
Seria interessante que a prefeitura regulamentasse o passeio de bicicleta, criando normas para que se mantenha o máximo de segurança possível e que tanto ciclistas quanto pedestres possam passear de forma tranquila.