Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Pandas pelo Mundo, Lanternas de Sichuan Iluminam o Brasil: Delegação Cultural de Sichuan Inicia Atividades de Intercâmbio Cultural no Brasil

No ano de 2024, marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a China. Neste notável marco temporal que testemunha a continuidade e o desenvolvimento das relações bilaterais, a Delegação de Representantes Culturais de Sichuan, China, fez sua ilustre presença em solo brasileiro para iniciar as atividades de intercâmbio cultural. Organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Província de Sichuan, pela “Sichuan Cultural Industry Investment Group”, e com a colaboração da “Yibin Wuliangye Group Co., Ltd.”, o evento intitulado “Pandas pelo Mundo: Viagem Cultural de Sichuan ao Brasil e Apresentação Itinerante de Lanternas de Zigong no Brasil” iniciou-se no dia 21 de abril no Planetário da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O propósito deste projeto é utilizar a plataforma “Lanternas de Zigong Iluminam o Mundo” para apresentar de forma abrangente e tridimensional as paisagens naturais e a riqueza dos legados, costumes e saberes que fizeram e fazem parte da história de Sichuan, permitindo que o povo brasileiro compreenda melhor a tradição das lanternas de Sichuan e outros recursos do patrimônio cultural intangível, promovendo, assim, um intercâmbio mais profundo nos campos cultural e turístico entre as duas regiões. Estiveram presentes no evento a Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min; o Diretor do Escritório de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê do G20, Lucas Padilha; a Conselheira do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Jannuzzi; o Presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Leandro Azevedo, entre outros representantes proeminentes da China e do Brasil, bem como delegados do setor de turismo do Rio de Janeiro.

Como um dos organizadores do evento, a “Sichuan Cultural Industry Investment Group”elaboroue organizou ativamente a exposição, onde mais de 50 lanternas de Zigong, com desenhos representando elementos emblemáticos de Sichuan, como pandas gigantes, o Sítio Arqueológico de Sanxingdui 1 e o poeta Su Dongpo 2 ; além de 80 lanternas vermelhas tradicionais com designs requintados foram elegantemente dispostas na Sala “Sichuan Encantadora” para criar uma atmosfera festiva e vibrante de estilo chinês. Enquanto os visitantes brasileiros adentravam a sala para apreciar as obras visuais que refletiam o charme cultural e turístico de Sichuan, não hesitavam em elogiar as magníficas lanternas chinesas suspensas sobre suas cabeças. O Sr. Ferreira, diretor do Planetário, expressou seu desejo de que a “Sichuan Cultural Industry Investment Group” pudesse deixar essas belas lanternas decorativas para continuar em exposição na galeria, permitindo que mais visitantes apreciassem de perto o encanto único desses tesouros culturais chineses.

1 Sanxingdui: sítio arqueológico da Idade do Bronze na Moderna Guanghan, Sichuan.

2 Su Dongpo: renomado calígrafo e poeta chinês da Dinastia Song.

As sombrinhas de papel de óleo de Luzhou, cuidadosamente personalizadas pelos funcionários da “Sichuan Cultural Industry Investment Group”, tornaram-se as peças artesanais mais deslumbrantes no local das atividades ao ar livre, acrescentando um toque vibrante à área de interação cultural e experiencial do patrimônio característico de Sichuan em exposição. O presidente da Câmara de Comércio Exterior do Brasil, Adair Carneiro, e sua comitiva visitaram o estande, elogiando o design requintado e o artesanato das sombrinhas de estilo nacional apresentadas no local. Após receber informações detalhadas dos funcionários da empresa sobre a longa história deste artefato tradicional chinês, a Sra. Carneiro expressou seu desejo de que, no futuro, a “Sichuan Cultural Industry Investment Group” possa discutir mais a fundo sobre questões de importação e exportação das sombrinhas de papel de óleo de Luzhou e das lanternas de Zigong, visando introduzir mais artesanatos chineses com valor de colecionador na comunidade local do Brasil.

A apresentação de Dança do Leão pela “Sichuan Cultural Industry Investment Group”animousignificativamente a atmosfera do local, atraindo muitos espectadores que pararam para assistir e registrar o momento. Para melhorar a experiência dos visitantes, os funcionários organizaram uma variedade de atividades interativas na área de exposição de criação cultural e artística, incluindo pintura de pandas, pintura de rostos de ópera de Sichuan, degustação de chá aromático e arte com papel recortado de Yilong. Adultos e crianças locais participaram ativamente dessas atividades, mergulhando na alegria de fazer artesanato DIY3 inspirado na cultura de Sichuan. Eles expressaram seu desejo de visitar Sichuan pessoalmente no futuro para experimentar mais eventos culturais emocionantes.

3 Artesanato DIY: artesanato “faça você mesmo”, no qual as pessoas são incentivadas a criar as próprias obras.

Após o encerramento bem-sucedido do evento, o Sr. Lucas Padilha, Presidente do Comitê do G20 e Diretor do Escritório de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, presenteou o Sr. Li Wenfei, Vice-Presidente da “Sichuan Cultural Industry Investment Group”, com uma medalha simbolizando a amizade entre o Brasil e a China. O Sr. Padilha expressou calorosas boas-vindas à delegação da “Sichuan Cultural Industry Investment Group” e manifestou profunda apreciação e gratidão pela organização e planejamento do evento por parte do grupo.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença