É um procedimento minimamente invasivo que tem se tornado um dos mais procurados entre os tratamentos de estética facial. A popularidade do procedimento ocorre devido as celebridades e influencers aparecerem com frequência em público, com seus lábios volumosos e definidos. Cada vez mais popular, o preenchimento labial corrige assimetrias, promove contornos mais definidos e elimina rugas ao redor da boca. Mas muitos buscam aumentar os lábios, deixando-os mais volumosos e carnudos. O preenchimento labial é um procedimento estético, é injetado um líquido no interior do lábio para proporcionar mais volume, dar forma e tornar o lábio uma melhor harmonização dos lábios com o rosto, suavizando linhas e rugas em volta dos lábios.
Existem vários tipos de líquidos que podem ser usados no preenchimento labial, o que é mais utilizado é o ácido hialurônico sintético, semelhante ao ácido hialurônico produzido naturalmente pelo corpo. O colágeno tem sido cada vez menos utilizado nesta técnica por ter uma curta duração.
Quando o preenchimento labial é indicado? O preenchimento labial com ácido hialurônico é ideal para pessoas que têm lábios finos, que perderam volume ao longo do tempo ou que buscam melhorar a harmonia diminuindo as rugas. Pela sua facilidade, o preenchimento labial com ácido hialurônico se tornou o procedimento para aumento dos lábios mais popular do mundo. O preenchimento labial pode ser indicado para: Corrigir assimetrias dos lábios; Aumentar o volume dos lábios; Destacar ou suavizar os contornos; Corrigir o formato dos lábios; Suavizar as marcas de expressão; Aumentar a autoestima.
O preenchimento labial não deve ser feito por mulheres grávidas, ou por pessoas com infecção ativa próxima aos lábios, herpes labial ativo, feridas nos lábios, sistema imunológico enfraquecido ou em tratamento do câncer. Além disso, o preenchimento labial não deve ser feito por pessoas que tenham alergia ao ácido hialurônico, colágeno ou anestésicos. Alguns cuidados são importantes para se preparar para o preenchimento labial, como: Esclarecer com o médico todas as dúvidas sobre o procedimento, a recuperação e expectativas; Informar todos os medicamentos, vitaminas e suplementos nutricionais, alguns podem afetar a recuperação, se possui alguma alergia ou outro problema de saúde, como pressão alta ou diabetes, Informar ao médico sobre o uso de remédios anticoagulantes, se já teve herpes labial, pois a injeção nos lábios pode aumentar o risco de novas crises de herpes; Informar se está grávida ou suspeita de gravidez, no caso de mulheres; Evitar ingerir bebidas alcoólicas pelo menos um dia antes do procedimento; Evitar depilar, pinçar ou utilizar cremes removedores de pelo, no buço ou outras regiões do rosto próximos aos lábios, pelo menos dois dias antes do preenchimento labial. No dia do preenchimento, deve-se evitar o uso de cremes, hidratantes ou maquiagem no rosto.