Jornal DR1

Saúde Bucal: Qual a importância de cuidar dos dentes?

Além de reduzir os riscos de cáries, dores de dente, enfraquecimento ou fraturas dentárias, manter a saúde de toda a boca em dia melhora o hálito, garante uma boa mastigação e consequentemente a digestão também. Como nosso organismo é um sistema complexo e interligado, um problema lá na boca pode desencadear disfunções digestivas, imunológicas e até cardíacas, já que as bactérias podem migrar até outros órgãos através da corrente sanguínea. As cáries e os dentes amarelados são, geralmente, as reclamações mais imediatas de quem busca um dentista. Mas há diversas outras condições que devem ser acompanhadas pelo profissional e que poderiam ser prevenidas se houvesse mais atenção à saúde bucal. É importante lembrar que além da estética, alterações nos dentes e gengivas podem ser bastante incômodas, dolorosas e perigosas.

Cuidar da saúde da boca garante um bom funcionamento de todo o organismo. Além dos cuidados rotineiros, é preciso consultar um dentista regularmente, para que sejam realizadas avaliações dentais e, caso haja necessidade, tratar os problemas bucais, evitando que se agravem. O modo mais simples é dar atenção à higienização frequente e correta dos dentes, mantendo hábitos como: Escovar os dentes após as refeições; utilizar escovas macias para não machucar as gengivas e sensibilizar os dentes; trocar regularmente a escova, evitando que as cerdas fiquem gastas e não sejam capazes de remover os resíduos alimentares; usar produtos à base de flúor, como pastas de dente e enxaguantes bucais; passar fio dental diariamente.

Cuidados com os hábitos de vida que é ter uma rotina de higiene bucal adequada é preciso também avaliar os cuidados com a alimentação e comportamento. Para isso, é importante: Não fumar; reduzir o consumo de álcool; Dar atenção à alimentação, reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar; cuidar com a ingestão de alimentos entre as refeições, sobretudo os doces, como balas; Dar atenção ao tratamento de doenças crônicas ou capazes de interferir na imunidade; reduzir o estresse; estar atento à saúde em geral, com a prática de atividades físicas e consultas regulares. Não basta trocar a escova dental a cada 3 meses, investir em bons produtos de higiene bucal e escovar os dentes depois de toda refeição se o modo de os limpar não estiver adequado. Em geral, é recomendável que cada escovação dure 2 minutos e seja realizada com movimentos curtos e suaves, para não machucar as gengivas. É importante dar atenção às áreas difíceis de alcançar, pois são nelas que as bactérias podem se acumular mais facilmente. Além disso, não se deve esquecer da língua, pois há um grande acúmulo de resíduos alimentares na superfície.

Os cuidados com a saúde envolvem atenção a todo o organismo. Medidas simples devem ser adotadas no dia a dia, sendo importante manter hábitos de higiene bucal corretos e visitar regularmente um dentista para garantir mais saúde e bem-estar.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded