Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Você sabe o que é leucoplasia?

post_thumbnail-e7d58fa76384973e712f617860a62d0d-925x308

Trata-se de uma placa bacteriana presente em diferentes regiões da boca. Ela pode ocorrer por diversos motivos e gerar vários sintomas. O que é leucoplasia? É uma placa bacteriana instalada nas gengivas, línguas ou áreas internas da boca. Essa lesão adere à mucosa bucal e produz um engrossamento da pele dessas regiões, dando um aspecto branco e espesso e acarretando ainda bolinhas brancas. 

A leucoplasia acontece devido ao espessamento da camada superficial de queratina da língua e não provoca dor, queimação ou coceira. Ainda não há pleno consenso sobre as razões do surgimento da leucoplasia. Contudo, já se sabe que a irritação contínua na superfície da boca, pode ocorrer devido ao tabagismo, é um dos principais motivos, outros fatores como a bebidas alcoólicas; tabaco para mastigar; dentes danificados capazes de machucar, internamente a boca; uso de próteses mal adaptadas. 

Além disso, há leucoplasia pilosa gerada pelo vírus Epstein-Barr. Apesar de este micro-organismo ser relativamente comum no corpo humano, esse tipo de leucoplasia é mais rara. Ela somente aparece quando o sistema imunológico é afetado por alguma outra doença, como um câncer ou a AIDS. Daí o vírus adormecido no organismo entra em atividade e acarreta a leucoplasia,  essa condição não produz dor nem desconfortos intensos. Por essa razão, muitas vezes as pessoas não se dão conta do problema. 

Por isso, é importante conhecer outros sinais que facilitam a identificação como, manchas acinzentadas ou brancas não consigam ser removidas com a escovação; lesões vermelhas e altas, que podem ser indício de um câncer, por isso é preciso consultar um dentista para analisar. Outro tipo diferente é a leucoplasia peluda, ela pode ser confundida com sapinho, pelas manchas brancas similares. Porém, essas marcas surgem ao lado da língua e se parecem com dobras ou cristas.  Basta evitar as causas mais comuns que estão sob o seu controle, como não fazer uso de tabaco e de bebidas alcoólicas. Se for algo difícil de parar, tente visitar o dentista com mais frequência que o adequado é interessante que se faça mais visitas por semestre. Na grande maioria dos casos, a leucoplasia é benigna. Embora geralmente seja inofensiva, a leucoplasia pode, raramente, se transformar em câncer de boca. 

Contudo, é preciso frequentar o consultório do dentista com frequência e informar os hábitos bucais, como o fumo ou o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Ele vai avaliar a boca já levando em consideração tais informações. Se o problema for originado por um vírus, podem ser receitados antivirais. Já em outras situações, podem ser indicados remédios para aplicação direta nas placas, o que vai acarretar a remoção delas. Como vimos, saber o que é leucoplasia é importante, sobretudo se você tem costumes prejudiciais à região bucal.

Visite o seu dentista com a regularidade mínima indicada e converse com ele sobre seus hábitos. 

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença